[etnolinguistica] Verbos derivados de nomes

globato at INTERCHANGE.UBC.CA globato at INTERCHANGE.UBC.CA
Tue Apr 15 20:34:45 UTC 2003

Olá todos,

Estou escrevendo um trabalho sobre verbalização de nomes, em particular nomes de partes do corpo e termos de parentesco, e gostaria de obter exemplos de outras línguas.
Os dados que estou interessada são como segue:
1 - Os verbos derivados de partes do corpo e termos de parentesco podem ocorrer na forma transitiva e intransitiva?
2 - Que tipo de mecanismo a língua utiliza para transitivização e intransitivização desses nomes?
3 - Qual a interpretação dos verbos nas duas formas?
4 - Tanto termos de parentesco quanto partes do corpo são verbalizados da mesma forma?

Para dar uma idéia, preparei algumas frases em "falso" português, caso termos de parentesco pudessem ser verbalizados. Por exemplo, do nome "filho", obteríamos o verbos "filhar" que, de acordo com meu julgamento, significaria "engravidar/ter um filho(a)". As frases com '*' indicam que o exemplo seria agramatical.
 - O João filhou a Maria. (=João engravidou Maria)
 - *A Maria filhou o Beto. (=Maria teve um filho chamado Beto)
 - A Maria filhou. (=Maria teve um filho/engravidou)

Em "falso" português, a forma transitiva teria o possuidor (Maria) somente como paciente, mas não como agente. A forma intransitiva também é possível, mas tendo o possuidor como um argumento "afetado".
É possível que as línguas que possuem esse tipo de derivação mostrem diferenças semânticas/sintáticas dependendo do nome; ex., verbalização dos nomes "mãe", "pai", "filho" e "esposo/a" poderiam ser diferenciados.

Frases similares poderiam ser utilizadas para partes do corpo.

Agradeço desde já quaisquer exemplos que possam ser enviados. E, por favor, envie informações sobre a língua com que você trabalha e seu nome para que eu possa fazer a devida referência no meu trabalho.

Atenciosamente,

Gessiane Picanço
University of British Columbia
Dept. of Linguistics
Buch E270-1866 Main Mall
V6T-1Z1 Vancouver, BC
Email: globato at interchange.ubc.ca

Visite a página do grupo Etnolingüística, no endereço seguinte:
Submeta textos para discussão, contribua com a "Biblioteca Virtual", sugira contatos que venham a ser do interesse dos membros do grupo.  Enfim, participe!