[etnolinguistica] Antropologia e Linguistica

Daniel Everett dan.everett at MAN.AC.UK
Sun Aug 10 07:22:17 UTC 2003

Gente,

Fiquei muito contente ao ler a contribuicao recente da Bruna.  A Bruna
chegou no Brasil da Italia no mesmo ano em que cheguei dos EUA. Durante
a minha carreira inteira as interacoes com a Bruna foram sempre
estimulantes e uteis (nem sempre tranquilos e sem descordancia,
entendam, mas sempre uteis, pelo menos para mim).

Nesta cara recente dela a lista, a Bruna destaca a importancia de duas
disciplinas, a antropologia e a linguistica, nos estudos e no trabalho
practico entre as comunidades indigenas. Concordo plenamente. Durante
varios anos era professor de antropologia e de linguistica na
Universidade de Pittsburgh. Um dos meus alunos, o
arqueologo/antropologo Mike Heckenberger, ja e conhecido entre varios
linguistas e antropologos no Brasil. Faz tempo que  lamento a migracao
intelectual da linguistica da antropologia para a psicologia, a qual
comecou na decada de 1960 nos EUA.  A Bruna falou principalmente sobre
a conexao antropologia/linguistica em relacao a educacao indigena. Mas
gostaria de voltar a destacar a sua importancia na propria pesquisa
principal.

Alguns pesquisadores estao voltando as raizes boasianas e sapirianas da
linguistica (certamente nao sao as unicas raizes, mas sao as principais
dos EUA pre-chomskyana). Um exemplo excelente disso se ve no novo livro
editado pelo Nick Enfield do Max Planck Institute em Nijmegen,
Ethnosyntax, recentemente publicado pela Oxford.  Todos os leitores
desta lista devem ler este livro. E extremamente util.

Isso tudo me traz de volta a uma proposta que fiz alguns dias atras,
viz, a proposta de um congresso ou seminario sobre a interacao entre a
cultura (em geral, mas com enfase especial na etnografia da fala) e a
estrutura linguistica. Acho que os pesquisadores entre as linguas
indigenas faladas no Brasil terao muito a contribuir a este assunto. E
sei que, com interesse suficiente, nao seria dificil encontrar
financiamento para este tipo de atividade.

Estava pensando em tentar organizar algo para 2004. Mas nao quero
comecar nada sem apoio de um nucleo de leitores desta lista.

O congresso que estou imaginando seria sobre 'Etnogramatica em Linguas
Amazonicas'. Se houver interesse suficiente dos leitores da lista,
poderiamos elaborar uma proposta mais detalhada e pensar mais
seriamente sobre os aspectos logisticos.

Acredito que um congresso desta natureza pode ser muito mais do que
apenas estimulante. Acho que poderiamos desafiar de modo bastante
interessante, a hegemonia intelectual do formalismo, a filosofia de que
a estrutura linguistica e independente do significado e da cultura (eu
mesmo defendi esta ideia por muito tempo, como se ve no meu artigo 'The
sentential divide in language and cognition', em Pragmatics &
Cognition, 2:1, uma posicao que hoje em dia rejeito).

Nao quero tomar muito espaco da etnolinguistica (cujo proprio titulo
soa muito bem em termos da discussao acima!) debatendo ou discutindo
esta proposta, pelo menos ate tivermos algo mais concreto. Se ninguem
achar interessante, nao vale a pena prosseguir, e claro. Tambem, um
pre-requisito de sucesso seria o apoio intelectual dos principais
centros de pesquisa no Brasil.

Se tiver quaisquer comentarios a fazer sobre esta proposta, favor me
contactar no meu email abaixo. Se tiver interesse suficiente,
poderiamos voltar a esta lista com uma proposta mais detalhada.

Abracos fortes,

Daniel

Daniel L. Everett
Professor of Phonetics and Phonology
Department of Linguistics
The University of Manchester
Oxford Road
Manchester, UK M13 9PL
http://ling.man.ac.uk/info/staff/de
Fax: 44-161-275-3187
Office: 44-161-275-3158

Submeta textos para discussão, contribua com a "Biblioteca Virtual", sugira conexões que venham a ser do interesse dos membros do grupo.  Enfim, participe! Para uma lista de dicas e normas para o uso da lista, favor dirigir-se ao endereço http://www.geocities.com/linguasindigenas/lista/.