[etnolinguistica] Boletim Informativo 2 (1/Fevereiro/2003)

Eduardo Ribeiro avepalavra at YAHOO.COM
Sat Feb 1 13:35:45 UTC 2003


Boletim Informativo, #2 (1/Fevereiro/2003)





----------------------------------

Novos conteúdos na Biblioteca Virtual



Acabamos de incluir na página do grupo a excelente coletânea de artigos sobre línguas ameaçadas de extinção organizada por Ken Hale, publicada em 1992 (Language 68.1.1-42).  A coletânea inclui artigos do próprio Ken Hale, além de Michael Krauss, Lucille Watahomigie e Akira Yamamoto, Collette Craig, LaVerne Masayesva Jeanne e Nora England.  Os artigos versam sobre assuntos diversos, incluindo a perda cultural que o desaparecimento de uma língua representa (Ken Hale) e as responsabilidades sociais de lingüistas envolvidos com o estudo de línguas ameaçadas (Collette Craig, Nora England).  O texto está arquivado no seguinte endereço:



http://br.groups.yahoo.com/group/etnolinguistica/files/Biblioteca_Virtual/Endangered_Languages



Para os que ainda não tiveram a oportunidade de ler esta coletânea, vale a pena, definitivamente, apesar do tamanho do arquivo (4973 kb).  Lembre-se que para ler o arquivo é necessário que o seu computador tenha o Acrobat Reader instalado (vide nota abaixo).  Também incluímos o artigo de Dioney Gomes sobre os marcadores de pessoa em Mundurukú, enviado recentemente à lista, que pode ser acessado no seguinte endereço:



http://br.groups.yahoo.com/group/etnolinguistica/files/Biblioteca_Virtual/Marcadores_de_pessoa_em_Munduruku.PDF



-----------------------------------

PDF



Como alguns colegas continuam tendo problemas para acessar os arquivos na página do grupo, repetimos abaixo as instruções sobre como baixar o programa Acrobat Reader, que permite a leitura de arquivos em PDF.  Para baixar o Acrobat Reader gratuitamente na internet, é só ir para o seguinte endereço e seguir as instruções para instalação: http://www.brasil.adobe.com/products/acrobat/readstep2.html.

Ainda mais conveniente seria baixar o programa que permite não apenas a leitura, mas também a criação de arquivos em PDF.  O endereço para se obter gratuitamente o criador de PDF é http://www.pdf995.com.



----------------------------------

Envio de mensagens, artigos e contatos



Nossa lista está crescendo e, com isso, muitas discussões interessantes têm surgido.  A todos que têm contribuído para o sucesso de ‘Etnolingüística’, os nossos agradecimentos.  Reiteramos o convite a todos os membros da lista para que participem efetivamente, enviando artigos, questões, fotos e sugestões de contatos (‘links’), eventos e leituras.  Qualquer membro da lista pode incluir sugestões de contatos diretamente na página do grupo (desde que sejam, naturalmente, de interesse lingüístico).  Basta dirigir-se ao endereço abaixo, selecionar a devida pasta e clicar em 'adicionar favoritos'.



http://br.groups.yahoo.com/group/etnolinguistica/links



Mais uma vez, aí vão algumas recomendações sobre a submissão de artigos.  Os interessados devem enviar uma mensagem para os moderadores com o artigo em anexo.  Caso o artigo contenha fontes pouco comuns, recomendamos que as mesmas fontes sejam também anexadas; estas serão arquivadas na pasta ‘Fontes’ na página do grupo. Caso o trabalho esteja em fase de elaboração e o autor o esteja submetendo para obter sugestões e críticas dos colegas, será arquivado na pasta ‘Textos para Discussão’. Caso o trabalho esteja em sua versão final, será arquivado na pasta ‘Biblioteca Virtual’.



Trabalhos de terceiros arquivados na ‘Biblioteca Virtual’ (como os artigos de Lemos Barbosa sobre o Tupi Antigo e a coletânea sobre línguas em risco mencionada acima) estarão disponíveis por tempo limitado (não mais que dois meses).  Caso um artigo do seu interesse seja excluído da página, contacte os moderadores, que poderão enviar-lhe o material através de mensagens individuais.  Para uma lista do material atualmente disponível na ‘Biblioteca’, dirija-se para o seguinte endereço:



http://br.groups.yahoo.com/group/etnolinguistica/files/Biblioteca_Virtual/



Solicitamos a todos que, quando quiserem enviar uma mensagem a um único membro do grupo, o façam em mensagem separada, e não respondendo diretamente a mensagens enviadas para a lista.  Com isto, evita-se que informações de caráter pessoal se tornem públicas.



-----------------------------------

Você já visitou a página do grupo?  Para os que ainda não o fizeram, o endereço é http://br.groups.yahoo.com/group/etnolinguistica/.  Submeta textos para discussão, contribua com a ‘Biblioteca Virtual’, sugira contatos que venham a ser do interesse dos membros do grupo.  Enfim, participe!



Atenciosamente,

Mônica Veloso Borges e Eduardo Rivail Ribeiro

(moderadores)



---------------------------------
Do you Yahoo!?
Yahoo! Mail Plus - Powerful. Affordable. Sign up now
-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://listserv.linguistlist.org/pipermail/etnolinguistica/attachments/20030201/4383b3b3/attachment.htm>


More information about the Etnolinguistica mailing list