[etnolinguistica] Prefixos relacionais

Meira, S. S.Meira at LET.LEIDENUNIV.NL
Sat Feb 8 10:08:24 UTC 2003

-----Original Message-----
From: Eduardo Rivail Ribeiro [mailto:erribeir at midway.uchicago.edu]
Sent: zaterdag 8 februari 2003 3:59
To: Etnolingüística
Subject: Re: [etnolinguistica] Prefixos relacionais

Prezado Sérgio,
Muito obrigado pelo sumário lúcido e inteligente. Sim, concordo com você;
celebremos, portanto, com guaraná.
Como venho tentando enfatizar desde o começo, minha preocupação é
eminentemente comparativa. Sempre fiz questão de afirmar que,
sincronicamente, a análise de Reis e Salanova faz sentido (como faria também
sentido uma análise alternativa, em termos de prefixos). E, em Macro-Jê (não
apenas em Jê, mas também em Ofayé, Karirí e Karajá), há claramente os
famigerados prefixos. Não me importaria se a reconstrução revelasse, no
final, que as alternâncias eram morfofonêmicas. O meu interesse era levantar
a possibilidade de que o mecanismo seja reconstruível para a proto-língua.
Não vou repetir meus argumentos aqui -- porque estou cansado desse assunto
(e imagino que todo mundo esteja) e, por mais prazer que eu tivesse em
continuá-lo, tenho minhas obrigações com a tese, que não é, aliás, uma
reconstrução do Macro-Jê). Para os interessados no assunto, minhas idéias
estão expressas naqueles artiguinhos que mencionei. [Aliás, Serjão (e demais
colegas interessados), ficaria feliz se vocês pudessem dar uma olhada e me
dissessem o que vocês acham, a partir de uma perspectiva comparativa com o
Karib e o
Tupí.]

Mas é interessante levar em consideração as conseqüências disso tudo para a
análise do Tukajê, como você menciona: seria curioso se prefixos relacionais
fossem inovações em Tupi-Guarani, Macro-Jê e Karib, e o resto do Tupi
resistisse incólume (levando em consideração as próprias probabilidades de
que o Denny fala de passagem). Isso se a hipótese Tukajê está correta (e eu
acredito que esteja)...

> E, de fato, a presença de alternâncias iniciais é um
> argumento aceitável para a inclusão de uma língua na
> família celta -- se essas alternâncias ocorrerem exatamente
> nos contextos certos, e se seus padrões corresponderem
> regularmente aos padrões da família, etc.

Legal. Volto a isso na minha mensagem sobre o morfema h(e) do Mawé (que era,
afinal, o assunto que eu estava discutindo no princípio).