RE: [etnolinguistica] processos diacrôn icos

Denny Moore moore at AMAZON.COM.BR
Sun Feb 9 15:53:40 UTC 2003

         Foi bom que Sérgio destacou que a mudança sonora postulada
atingiria a consoante somente na posição inicial.  Ë meio difícil dizer
qual, extamente, o tipo de 'inicial', uma vez que seria um proto-ambiente
de uma certa antiguidade.  Imagino que seria no início do sintagma.  Se eu
me lembro bem, em Munduruku, por exemplo, tem regras fonológicas que são
sensíveis às fronteiras sintáticas.

>[Meira, S.]
>Não entendi bem porque o Munduruku tornaria menos aceitável o cenário
>que o Denny propõe.

Vou tentar ser mais claro.  A priori, tem duas possibilidades básicas para
a evolução diacrônica das consoantes em questão em Munduruku (e nas outras
famílias):
(1) a consoante, na forma possuída/modificada/'relacional' , foi parte do
radical no passado e se virou (ou não, dependendo da análise) um prefixo, ou
(2) contrariamente, a consoante foi um prefixo 'relacional' no passado e se
virou (ou não) parte do radical.

O cenário que estou sugerindo, na base dos (poucos) dados apresentados de
Mondé e Mawé, é (1) acima.
A existência de vestígios de um prefixo relacional ou de gramaticalização
do mesmo como parte do radical em Munduruku implicariam em (2).
Então a minha conclusão seria que a existência dos vestígios de um prefixo
relacional ou a existência  do processo de gramaticalização postulado
seriam duvidosas, e que seria interessante ver se uma outra interpretação
dos dados, consistente com (1) acima não seria viável e mais compatíveis
com os dados comparativos.

Abraços,

Denny