[etnolinguistica] Voltando aos "PR"

Maria Amelia Reis Silva ngreire at MIT.EDU
Thu Feb 13 22:02:54 UTC 2003

Oi Eduardo,
Sei que alguns dos meus comentarios poderao parecer irrelevantes depois de
toda a discussao travada anteriormente, principalmente entre voce e o
Andres, e que foi resumida e amarrada pelo Sergio. Entao, apos ter lido o
seu  artigo "Prefixos Relacionais em Je e Karaja..." o que tenho a dizer
eh o seguinte:

1. Sobre os "PR" como evidencia para parentesco
Acho que voce deveria dar mais exemplos e mostrar as equivalencias entre
Karaja e Je de maneira mais detalhada.

2.A analise de Davis esta errada quando ela eh desfavoravel a sua analise,
isto e, quando considera o PR como parte da raiz.

Porque desconsiderar de antemao que PR nao possa fazer parte da raiz na
proto lingua? Acho que enriqueceria seu texto se voce apresentasse quais
os argumentose e, quais sao as evidencias que voce tem para nao considerar
PR como parte da raiz. Por acaso o proto PR nao poderia ser um item independente?

Eu particularmente, no que diz respeito aos PRs como evidencia para
parentesco "JeKaTu" (mudando o TuKaJe do Sergio), me pergunto:
a)podem ser os PRs considerados como uma forte evidencia para mostrar que
Tukaje sao relacionadas?
b)Sera que nao estao sendo colocado sob o mesmo rotulo (PRs) coisas de
natureza diferentes?
A minha  pergunta para o proto PR eh:"qual a natureza sua natureza? Era um
classificador, uma especie de concordancia, ou o que?Se ele era um prefixo
ou nao eh uma questao secundaria,pelo menos da minha perspectiva que nao
sei nada de reconstrucao, metodo historico-comparativo.
Um abrac,o
Amelia

Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para: