[etnolinguistica] Voltando aos "PR"

Christiane Cunha De Oliveira cco at DARKWING.UOREGON.EDU
Thu Feb 13 22:20:28 UTC 2003

> Eu particularmente, no que diz respeito aos PRs como evidencia para
> parentesco "JeKaTu" (mudando o TuKaJe do Sergio), me pergunto:
> a)podem ser os PRs considerados como uma forte evidencia para
mostrar que Tukaje sao relacionadas?
> b)Sera que nao estao sendo colocado sob o mesmo rotulo (PRs) coisas
de natureza diferentes?

ou ainda, sera que os prefixos relacionais (prefixos de fato ou
alternancias morfofonemicas, seja la o que for) nao poderiam ser um
traco tipologico areal, em vez de genetico? ou seja, sera que nao
poderia ter havido um emprestimo massivo entre varias linguas por
causa de contato entre povos?

eu concordo com a amelia: seria legal poder ver correspondencias
sistematicas entre coisas mais, em varios dominios da gramatica --
seja morfologia, fonologia, o escambal...

dai a gente consideraria essa discussao dos pr's mais como um comeco,
ate a gente cavar mais evidencias pra consolidar o parentesco.

faloh,

chris

ps: ai, amelia, e o nene, como vai? beijinhos!!! :*