[etnolinguistica] O -açu

Meira, S. S.Meira at LET.LEIDENUNIV.NL
Tue Feb 18 15:32:00 UTC 2003

Oi gente,

Uma notinha sobre o sufixo -aço em português.
A Raquel (Guirardello) acaba de me chamar a
atenção para o fato que o Aurélio dá -aço como
relacionado a outros sufixos de origem românica
(como -azio em 'copázio', possível fonte). O dicionário
de tupinismos onde eu encontrei a menção não
mencionava essa possibilidade; mas ela parece
bastante boa (cf. termos em -azzo, -uzzo em
italiano). Como não sou romanista praticante,
não quero botar a mão no fogo pela possibilidade
do -aço ser de origem tupi. Pode ser que seja,
pode ser que não. Retiro o exemplo duvidoso.
Caso ele seja mesmo incorreto, aqui vão as
minhas desculpas.

Um abraço,

Sérgio

P.S. O Willem Adelaar, daqui de Leiden,
mencionou-me que praticamente não há
línguas na área andina que apresentem o
padrão relacional (com a possível exceção
do tehuelche, e talvez do muisca). Com
relação às idéias tukajês, ele também me
perguntou por que se acha que o tupi e o
karíb seriam co-irmãs do macro-jê; do jeito
que estas duas são mais compactas (as
línguas karíb são relativamente próximas, e
as tupi até que ainda são bastante claramente
relacionadas), seria mais simples ver tupi
e karíb como dois ramos (ou um só?) a mais
do macro-jê. Ou tukajê, se preferirem.
Eu não soube o que responder. É possível.
Admito que não me parece que as poucas
evidências que ligam, digamos, o Yaathê ao
macro-jê sejam melhores do que as que (talvez)
liguem o karíb, o tupi e o macro-jê.
Claro, são tudo especulações, por enquanto...