[etnolinguistica] Re: Voltando aos "PR"

Andres P Salanova kaitire at MIT.EDU
Wed Feb 19 23:27:34 UTC 2003

Alo Eduardo

> Fico contente em ver que a discussao continua, se bem que temo
> que, uma vez mais, estejamos andando em circulos.

Discordo. Acho que no minimo estamos andando em espirais. No inicio da
discussao foi dito o seguinte:

[Ribeiro, E.]
> Como disse, não há grandes vantagens na sua análise mesmo para o
> Mebengokre (menos ainda para as demais línguas); no máximo, é uma
> análise equivalente às demais, em termos de poder explicativo.
[...]
> Portanto, acho que o seu apego à sua análise é antes um caso de
> menosprezo pelo trabalho de outros colegas do que qualquer outra coisa.

No final chegamos a isto:

[Meira, S.]
> Os argumentos do Andres, no trabalho do
> livrinho do CNWS, parecem consideráveis: as consoantes "relacionais"
> não são predizíveis, etc. Em Membengokre, é perfeitamente possível
> que a análise relacional não funcione sincronicamente.

Logo a seguir:

[Meira, S.]
> Mas, no artigo
> em questão, os exemplos são apenas do Membengokre, e eu não sei
> se uma visão de conjunto da família não alteraria as conclusões,
> pelo menos do ponto de vista diacrônico. Afinal, a língua em
> questão poderia ter simplesmente lexicalizado um fenômeno que,
> em outras línguas, não foi lexicalizado.

Pode parecer que voltamos a estaca zero, mas ha um pequeno avanc,o: ha
algo a ser explicado (a lexicalizac,ao dos "prefixos relacionais" em
Mebengokre), que e algo que cabe explicar nao ao lingu:ista sincronico,
senao ao diacronico. Tem mais, temos na mesa uma analise alternativa que
provavelmente e sincronicamente plausivel em outras linguas da familia
(particularmente as do ramo setentrional). Isto nao prova que nenhuma
hipotese diacronica esta errada, mas, enquanto nao me mostrarem que, em
pelo menos uma lingua Je da atualidade ela e melhor do que a analise que
propus, a hipotese diacronica nao me convence. Talvez ela nao queira me
convencer. Tudo bem, nem sempre podemos estar todos de acordo.

Finalmente:

[Meira, S.]
> o Andres a levar adiante a sua idéia, compliando material das
> diversas línguas jê, de modo a demonstrar, se esse for o caso,
> que, para a família como um todo, os "prefixos relacionais"
> não são um fenômeno homogêneo.

Algo que me parece amplamente demonstrado, se aceitamos que a analise por
"prefixos relacionais" nao funciona sincronicamente para o Mebengokre.

> coisas de
>
> De fato, a similaridade entre o 'mecanismo relacional' nas diversas
> familias parece-me ser algo bastante evidente. Mesmo em linguas como
> Akwen e Xokleng. E mesmo quando se compara o Tupi, o Karib e o Macro-
> Je.

E, e precisamente este tipo de asseverac,ao sem argumentac,ao que eu nao
posso aceitar. A existencia do 'mecanismo relacional' me parece tao
evidente como a existencia de deus. Mas fico por aqui; vou esperar as
evidencias que estao por vir.

Ate,
	Andres