[etnolinguistica] PDU

Jean Paraiso Alves jeanalves at MEC.GOV.BR
Fri Jul 11 12:42:37 UTC 2003


Diversidade na Universidade começa a ser ampliado (www.mec.gov.br)
10/07/2003 17:55



O ministro da Educação, Cristovam Buarque, anuncia a ampliação do programa Diversidade na Universidade no próximo dia 16, às 10 horas, no auditório do edifício-sede do MEC. Além da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, também serão selecionados projetos no Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e Rio Grande do Sul. 

O Programa apóia e financia instituições públicas, privadas e da sociedade civil (Ongs) que desenvolvem cursos para jovens afrodescendentes e/ou indígenas concluintes do Ensino Médio ou já formados que pretendem ingressar no Ensino Superior. 

As primeiras experiências do programa em São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro tiveram a participação de 900 alunos no ano passado. Destes alunos, 200 foram aprovados no vestibular. 

Além das aulas, com carga horária entre 400 e 900 horas em 4 e 9 meses, respectivamente, os alunos contam com uma bolsa de manutenção nos valores entre R$ 40,00 e R$ 60,00 (40% a 50% do valor do financiamento repassado às instituições selecionadas). Os recursos também são utilizados com gastos em equipamentos e material didático (20%); acesso a bens culturais (10 a 20%); capacitação de docentes (até 5%); e serviços de profissionais de educação (até 20%). 

Mais do que ampliar a inclusão social, combater a discriminação racial e étnica, o programa tem o objetivo de melhorar o Ensino Médio, buscando subsídios para a elaboração de novas políticas públicas educacionais. 

Os indicadores sociais e econômicos, no Brasil, sempre ressaltam as diferenças entre negros, brancos e índios. Na Educação não é diferente. Enquanto a maioria dos brancos estudam em média sete anos, negros e índios têm em média quatro anos de estudos. 

Dos adolescentes brancos, entre 18 e 23 anos, 37% concluem o Ensino Fundamental; entre os negros, na mesma faixa de idade, o percentual cai para 16%. Com os indígenas a situação também é semelhante.

Em relação ao acesso ao Ensino Superior, as estatísticas mostram mais injustiças. Apenas 2% dos negros, entre 18 e 25 anos, no Brasil, chegam à universidade.

Para amenizar tantas desigualdades, o Programa Diversidade na Universidade constitui-se em um ponto de partida. Segundo a diretora do Ensino Médio do MEC, Marise Ramos, "com recursos da União e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a seleção de projetos inovadores de cursos este ano quer beneficiar entre 5 a 6 mil alunos, em instituições que tenham pelo menos 51% de afrodescendentes ou indígenas entre os alunos matriculados", afirma.

Os projetos serão acompanhados e avaliados pelo Ministério da Educação. As inscrições para a seleção terminam dia 31 de julho e podem ser feitas pela  <http://www.mec.gov.br/semtec/diversidade> internet.

Mais informações pelos telefones (61) 410-8544 e 410-9293.

 

-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://listserv.linguistlist.org/pipermail/etnolinguistica/attachments/20030711/d7d9c235/attachment.htm>


More information about the Etnolinguistica mailing list