[etnolinguistica] Avaliação de candidatos: Elementos

Christiane de Oliveira cco at DARKWING.UOREGON.EDU
Mon Jul 14 01:21:03 UTC 2003

Caros colegas --

Tenho acompanhado a discussão e os relatos sobre problemas pertinentes à
educação indígena no Brasil e tenho achado o diálogo muito
instrutivo.  Assim, antes de mais nada, agradeço aos que vêm contribuindo
para essa discussão, da qual tenho me beneficiado bastante.

À parte disto, eu gostaria de fazer uma sugestão de cunho prático que, na
minha opinião, seria útil na avaliação dos candidatos a representantes da
ABRALIN junto ao MEC.  Em uma das mensagens anteriores, Wilmar D'Angelis
aponta p/ a importância de que o público conheça a produção dos candidatos
de cada chapa, para que se possa fazer deles uma avaliação mais bem
informada.  Eu concordo com D'Angelis, e gostaria de sugerir aos candidatos
que (a) enviassem à lista um link para as suas páginas profissionais (caso
disponíveis), ou talvez que colocassem no espaço de divulgação da lista um
histórico das suas atividades na área; e (b), se possível -- e talvez mais
importante, que enviassem ao espaço de divulgação da lista cópias
eletrônicas (de alguns) dos seus trabalhos relevantes.

Creio que o acesso a estas informações de maneira um pouco mais sistemática
seria bem positivo. De um lado, seria possível ter um apanhado geral das
atividades de cada candidato.  De outro, seria possível conhecer as idéias
de cada um a respeito da educação indígena no contexto dos problemas
específicos (de ordem teórica e/ou prática) abordados em seus estudos, bem
como as soluções propostas ali.  (Sugiro cópias eletrônicas para que o
acesso a tais publicações seja menos restrito -- é possível que alguns de
nós não tenhamos à disposição cópias impressas desses artigos.  Quanto aos
históricos, sugiro que sejam postos no espaço de divulgação da lista para
que cada membro possa acessá-los à sua conveniência.)

Não é minha intenção, de forma alguma, minimizar a importância da
participação dos candidatos no debate.  Pelo contrário, creio que teremos
muito a aprender a respeito deles também a partir de suas opiniões no
diálogo que agora se estabeleceu na lista.  Mas por outro lado, não se
deveria partir do pressuposto que todos participantes da lista já estejamos
familiarizados com os candidatos e suas atividades pertinentes.

Espero que esta sugestão lhes pareça razoável, e mais uma vez agradeço a
todos pela riqueza da discussão.

Christiane

Submeta textos para discussão, contribua com a "Biblioteca Virtual", sugira conexões que venham a ser do interesse dos membros do grupo.  Enfim, participe! Para uma lista de dicas e normas para o uso da lista, favor dirigir-se ao endereço http://www.geocities.com/linguasindigenas/lista/.