[etnolinguistica] Carta do Denny Moore

Daniel Everett dan.everett at MAN.AC.UK
Wed Jul 23 14:11:43 UTC 2003

Uma correcao a carta do Moore sobre a representacao da ABRALIN no MEC.
A Filomena fez o seu PhD em Pittsburgh, nao em MIT, sob a direcao de
Sarah Grey Thomason. O seu tempo no MIT foi um post-doc.

Ou seja, o treinamento dela foi melhor do que apenas um PhD do MIT,
porque ela teve duas experiencias ricas. Ela impressionou muito
favoravelmente a Profa. Thomason (ex-diretora da revista Language),
como tambem todos os professores do depto em Pittsburgh (onde eu era o
Chefe de Departamento na epoca).

Este esclarecimento nao deve ser, porem, interpretado como uma posicao
politica em relacao a debate em questao. Nao cabe a mim, um
estrangeiro, com raizes previas no SIL e agora residente da Inglaterra,
a me manifestar nesse sentido. So queria esclarecer um aspecto da carta
do Moore.

Mas, ja que estou escrevendo, devo acrescentar que as afirmacoes do
Denny a respeito do 'fonema taxonomico' soam estranhos. Deixo dizer por
que.

Por um lado, o contraste entre o fonema taxonomico e o fonema
sistematico da teoria gerativa nao acarreta as implicacoes supostas por
Denny. Por outro lado, uma das contribuicoes mais importantes da
fonologia lexical foi justamente mostrar que *ambos* esses tipos de
fonemas sao importantes. O sistematico corresponderia a forma lexical e
o taxonomico corresponderia a saida do lexico, imediatamente antes da
aplicacao das regras pos-lexicais.

Abracos,

Daniel

Daniel L. Everett
Professor of Phonetics and Phonology
Department of Linguistics
The University of Manchester
Oxford Road
Manchester, UK M13 9PL
http://ling.man.ac.uk/info/staff/de
Fax: 44-161-275-3187
Office: 44-161-275-3158

Submeta textos para discussão, contribua com a "Biblioteca Virtual", sugira conexões que venham a ser do interesse dos membros do grupo.  Enfim, participe! Para uma lista de dicas e normas para o uso da lista, favor dirigir-se ao endereço http://www.geocities.com/linguasindigenas/lista/.