[etnolinguistica] Comunicado e convite

Sidi Facundes sidi at UFPA.BR
Tue Jul 29 20:19:03 UTC 2003

     Caros colegas,

     Em uma parada rápida na cidade, tive a chance de ler meus e-mails, enquanto
me dirijo para a próxima comunidade Apurinã, e foi com tristeza que li a
mensagem comunicando o afastamento do Eduardo da administração da lista.  Sua
atitude confirma a honradez e o caráter que aprendi a admirar nele.  A tristeza
se deve principalmente ao fato de que as palavras descabidas de alguns,
intencionalmente ou não, persistem em dificultar o trabalho de quem tenta fazer
um trabalho sério, honesto e competente; de quem insiste pela discussão em
torno de idéias fundamentadas em princípios científicos e não em análises
precipitadamente subjetivas que emergem de divergências pessoais.  Conheci o
Eduardo em 95, durante o Linguistic Institute da LSA, em Albuquerque, quando
este era bolsista de DCR no Museu Goeldi e eu eu doutorando na Univ. de Oregon.
 Tive a oportunidade de encontrá-lo novamente em outros eventos e atestar a
qualidade do seu trabalho; assim, tive a chance de conhecê-lo melhor
pessoalmente.  Lembro-me que já em 95 me impressionou a qualidade do seu
trabalho e, após conhecê-lo melhor, percebi que estava diante de uma pessoa
dotada de uma intuição científica altamente apurada, mas que, mesmo assim, ele
não fazia questão de fazer nenhum alarde sobre o que vinha produzindo.  Isso me
faz hoje lembrar de alguns lingüistas brasileiros (sim, BRASILEIROS -- e o
gênero aqui é puramente gramatical) que de fato formaram tantos de nós e tanto
produziram para a pesquisa sobre línguas indígenas.  Eu espero pelo dia em que
a história da lingüística brasileira fará jus a essas pessoas.  Nesta lista
documenta-se hoje que desculpas serão devidas a tais colegas, o Eduardo entre
eles.

     Sidi.