[etnolinguistica] Morfologia perifrastica

Daniel Everett dan.everett at MAN.AC.UK
Thu Jul 31 05:36:34 UTC 2003

Gente,

Duas perguntas sobre fenomenos linguisticos:

(i) Tenho um trabalho recente chamado 'Liminal Categories' que
encontra-se no meu site (endereco abaixo). O trabalho e sobre a
existencia de morfologia perifrastica, ou seja elementos que tem
caracteristicas simultaneas de frases e palavras (a sintaxe interna de
frase e a sintaxe externa de palavra). Gostaria muito de saber se ha
exemplos desse fenomeno em outras linguas amazonicas.  Existe pelo
menos um exemplo em portugues: 'a gente' e uma frase da perspectiva da
sua composicao interna, fonologica e sintacticamente, mas funciona como
se fosse uma unica palavra semanticamente e sintacticamente na frase
maior em que ocorre.

(ii) Outra pergunta. Em outro trabalho no meu website, Coherent
Fieldwork, cito um exemplo da interacao entre a cultura e a fonologia
em Piraha (publiquei o trabalho original sobre esse tema em Piraha em
1985 nos Proceedings of the Berkeley Linguistics Society). Gostaria de
saber se ha outros exemplos desse 'Etnofonologia' (favor ler o trabalho
no website antes de responder, se achar o tema interessante, para
entender melhor o que quero dizer por isso).

Favor responder ao meu endereco pessoal (abaixo) e, se houver um numero
suficiente de respostas, farei um resumo para a etnolinguistica como
inicio de uma conversacao na lista sobre o tema.

Abracos,

Daniel

Daniel L. Everett
Professor of Phonetics and Phonology
Department of Linguistics
The University of Manchester
Oxford Road
Manchester, UK M13 9PL
http://ling.man.ac.uk/info/staff/de
dan.everett at man.ac.uk
Fax: 44-161-275-3187
Office: 44-161-275-3158

Submeta textos para discussão, contribua com a "Biblioteca Virtual", sugira conexões que venham a ser do interesse dos membros do grupo.  Enfim, participe! Para uma lista de dicas e normas para o uso da lista, favor dirigir-se ao endereço http://www.geocities.com/linguasindigenas/lista/.