[etnolinguistica] Morfologia perifrastica

Maria Filomena S. Sandalo sandalo at IEL.UNICAMP.BR
Thu Jul 31 18:49:24 UTC 2003

Caro Daniel,

No Kadiweu, como é sabido já faz tempo, tem um dialeto fonológico feminino
(apenas mulheres nobres, esta é uma sociedade dividida em castas/camadas
sociais) e outro geral (homens e mulheres de castas/camadas mais baixas).
Tratei esta questão em um texto publicado no MIT Working Papers in
Linguistics, 1997. Reduzindo um pouco, tento mostrar que temos uma espécie
de jogo fonológico no dialeto das mulheres nobres. Pés métricos degenerados
são impossíveis. Assim, toda palavra com número ímpar de sílabas sofre
reduplicação da vogal mais à esquerda, criando-se um pé binário. Não sei
se é isso que você procura, pois não li seu texto. Pelo o que eu me lembro
do Pirahã, sei que as mulheres têm um dialeto/estilo particular e isso me
lembrou o caso do Kadiwéu. Mas no Kadiwéu a questão envolve gênero
e classe social. Ver Métraux (1945) para entender melhor a questão de
castas da sociedade Mbayá/Guaikurú.

Filomena