[etnolinguistica] Moderac,ao

Andres P Salanova kaitire at MIT.EDU
Thu Jul 31 18:33:25 UTC 2003

Alo colegas
	Apesar de que gostaria tambem acrescentar o meu voto de confianc,a
a Eduardo e demais colegas que cuidam da lista (e ate, se viesse ao caso,
ressaltar suas qualidades como lingu:ista, etc.), me preocupa que a lista
se torne uma lista moderada, mesmo tendo plena confianc,a na objetividade
dos que terao que desempenhar a tarefa. O motivo e simples: retira
agilidade da lista, que ate onde sei (e sei realmente pouco, pois fujo da
CVL como da peste) e a unica em que tem sido possivel debater lingu:istica
no calor do momento.
	Nao creio que uma ou duas mensagens pateticas, que inspiram
vergonha alheia, sejam pretexto suficiente para submeter todas as
mensagens a vistoria dos moderadores. Isto seria necessario se a lista
fosse inundada por spam ou se os debates ocorressem constantemente no
nivel baixissimo em que ocorrem em outros canais, mas nao agora.
	Por outro lado, ha alternativas tecnicas que devem ser
aproveitadas. Apesar de que nunca usei Yahoo, a maioria dos listservers
permitem que apenas os assinantes da lista enviem mensagens a ela.
Acredito que esta alternativa seria suficiente para controlar o que
circula na lista (individuos que inspiram vergonha alheia podem ser
excluidos), sem que a agilidade se perca, e sem implicar tanto trabalho
para os moderadosres.
	De outro modo, acho que a Etnolinguistica vai virar um boletim de
anuncios como qualquer outra lista, e isto seria realmente lamentavel.

	Saudac,oes,
		Andres

Andres Pablo Salanova
http://mit.edu/kaitire/www

Submeta textos para discussão, contribua com a "Biblioteca Virtual", sugira conexões que venham a ser do interesse dos membros do grupo.  Enfim, participe! Para uma lista de dicas e normas para o uso da lista, favor dirigir-se ao endereço http://www.geocities.com/linguasindigenas/lista/.