[etnolinguistica] Acento?

Alexandra Y. Aikhenvald a.aikhenvald at LATROBE.EDU.AU
Mon Mar 31 23:29:41 UTC 2003

Oi Sérgio

Quanto aos sistemas acentuais nas linguas Tucano, um dos melhores estudos e
o do Ramirez, na gramatica dele que voce provavelmente tem acesso. Quanto
ao acento em Tariana (que nao e previsivel e e contrastivo), posso ti
mandar um capitulo da minha gramatica (que vai sair no CUP, em Outubro).
Uma analise dos aspectos areais do acento das linguas do Vaupes se encontra
no Capitulo 2 do meu livro LANGUAGE CONTACT IN AMAZONIA, OUP 2002. Se voce
etsa na Holanda, o Willem Adelaar tem uma copia desse livro.

Knut Olawsky (olawsky at latrobe.edu.au) esta trabalhando com a lingua Urarina
(lingua idolada, Rio Espejo, Peru); ele esta descobrindo umas coisas
fascinantes sobre o acento (e uma lingua tonal).

Voce conhece o artigo do David Payne sobre o acento (tonal!) no Asheninca
Campa? Ele me mandou como arquivo uma vez; nao sei se foi publicado ou nao.
Voce pode escrever para ele.

Abraços

Sacha

posso