[etnolinguistica] Palestra em Belém: homem e meio ambiente na Amazônia pré-histórica

Eduardo Ribeiro avepalavra at YAHOO.COM
Sat May 17 04:45:38 UTC 2003


Deu no JC e-mail 2279, de 16 de Maio de 2003:


 Museu Goeldi promove palestra sobre o homem e o meio             ambiente na Amazônia pré-histórica, nesta segunda-feira, com o arqueólogo americano Michael Heckenberger, da Universidade da Flórida

'Paisagens amazônicas às vésperas de Cabral: questões de cidades e ecologia urbana na Amazônia Central, Marajó e Alto Xingu' este é o  tema da palestra que o arqueólogo americano Michael Heckenberger,   da Universidade da Flórida, fará no auditório Alexandre Rodrigues         Ferreira do Museu Paraense Emílio Goeldi, no dia 19 de maio, às 15h.

A palestra, que é aberta ao público, integra o Ciclo Idéias & Debates,   promovido pela Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação, do MPEG. O pesquisador abordará a relação entre o homem e o meio ambiente no período pré-histórico da Amazônia, baseado em trabalhos de pesquisa desenvolvidos por ele no Alto Xingu, Amazônia Central e    região do Marajó.

O foco central da palestra de Heckenberger são as transformações    ocorridas nas paisagens amazônicas e como o homem pré-histórico    (indígena) evoluiu com esta mudança, criando símbolos e relações   sociais com base na interação entre homem e meio ambiente.

Segundo o pesquisador Louis Forline, do Museu Emílio Goeldi, que     coordenará a apresentação, até recentemente os próprios biólogos      acreditavam que muitas paisagens representavam matas intocadas,     quando, de fato, haviam sido transformadas pelo homem. 'Essas alterações não tinham um sentido destrutivo, mas sim o sentido de alterar as mesmas para benefício do homem que as manipulou a seu favor', diz o pesquisador, com base nas observações de outros estudiosos da região como Darrell Posey, William Balée e         Anthony Anderson.

De acordo com Forline, os trabalhos a serem apresentados por        Heckenberger mostram o valor das sociedades indígenas, levando o     homem amazônico de hoje a reavaliar os ecossistemas em que vive.    Michael Heckenberger, que atua na área da antropologia          arqueológica, atualmente é professor-pesquisador da Universidade da Flórida. Concluiu seu doutorado na Universidade de Pittsburgh      (Pennsylvania, EUA), em 1996. Foi professor visitante do Museu Nacional do RJ e bolsista do Museu Emílio Goeldi. Desde 1991, desenvolve pesquisas no Alto Xingu com o povo Xinguano, do Parque Nacional do Xingu (Mato Grosso). O pesquisador também atua, em colaboração com outros pesquisadores brasileiros, na Amazônia Central e Marajó.

------------------------------------------------------------


Eduardo Rivail Ribeiro
Department of Linguistics (University of Chicago)
Museu Antropológico (Universidade Federal de Goiás)
http://www.geocities.com/avepalavra

---------------------------------
Do you Yahoo!?
The New Yahoo! Search - Faster. Easier. Bingo.
-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://listserv.linguistlist.org/pipermail/etnolinguistica/attachments/20030516/54a7ca4b/attachment.htm>


More information about the Etnolinguistica mailing list