[etnolinguistica] ELDP seleciona seis bolsas para línguas sul-americanas

Linguistica no Museu linguasindigenas at YAHOO.COM
Wed May 21 18:20:07 UTC 2003


ELDP contempla seis projetos para a documentação de línguas sul-americanas

O Endangered Languages Documentation Programme (School of Oriental and African Studies, University of London) divulgou recentemente os resultados do seu primeiro processo de seleção de bolsas. Dos 21 projetos selecionados (dentre um total de aproximadamente 150 inscritos), seis são para o estudo de línguas sul-americanas. Um deles, 'The Ofayé Language: Documentation, Analysis, and Preservation', será desenvolvido aqui, na Seção de Etnolingüística do Museu Antropológico, por Eduardo Rivail Ribeiro.

Além deste projeto (que visa a documentar uma das línguas mais ameaçadas do Centro-Oeste), três outros envolvem línguas faladas em território brasileiro. Estes são coordenados por Sidney Facundes (UFPA; Apurinã), Verónica Grondona (Eastern Michigan University; Kadiwéu, do MS, ao lado de Chorote e Nivaclé, faladas na Argentina e no Paraguai) e Denny Moore (Museu Goeldi; Puruborá, Mekens, Xipáya, Ayuru e Mondé).  Os demais projetos documentarão línguas da Bolívia (Takana e Reyesano, por A. Guillaume) e do Peru (Urarina, por Knut Olawsky).

Uma lista dos projetos selecionados encontra-se em http://www.eldp.soas.ac.uk/2002outcome.html. Descrições mais detalhadas dos projetos serão veiculadas em breve na mesma página.

O prazo final para o recebimento de propostas preliminares para o processo de seleção deste ano é 8 de agosto (http://www.eldp.soas.ac.uk/2003InitialAnnoucement.html).

---------------------------------





Seção de Etnolingüística
Museu Antropológico, Universidade Federal de Goiás
Avenida Universitária, 1166, Setor Universitário
74605-010 Goiânia, Goiás, BRASIL

"Linguista sum: linguistici nihil a me alienum puto."
(Roman Jakobson, 1896 - 1982)

---------------------------------
Do you Yahoo!?
The New Yahoo! Search - Faster. Easier. Bingo.
-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://listserv.linguistlist.org/pipermail/etnolinguistica/attachments/20030521/bcb5760d/attachment.htm>


More information about the Etnolinguistica mailing list