[etnolinguistica] Historiografia: Baptista Caetano d'Almeida Nogueira (1826-1882)

Eduardo Ribeiro avepalavra at YAHOO.COM
Fri Sep 26 03:09:11 UTC 2003

Caros colegas,

Olá. Estou procurando informações biográficas a respeito de Baptista Caetano d'Almeida Nogueira. Pioneiro nos estudos das línguas indígenas brasileiras, Nogueira (1826-1882) publicou, entre outras obras, Apontamentos sobre o abañeenga (1876) e um Rascunho sobre a grammatica da lingua portugueza (1881), além de ter escrito o detalhado estudo que acompanha a segunda edição da gramática Kiriri de Mamiani (1877). Pelo que pude apurar na internet, ele também traduziu o Canto X dos Lusíadas para a 'língua brasílica'.

Agradeço desde já por quaisquer informações adicionais que me puderem ser fornecidas.

Atenciosamente,