[etnolinguistica] bilingualismo e diglossia

Sebastian Drude sebadru at ZEDAT.FU-BERLIN.DE
Wed Jan 7 11:40:09 UTC 2004

Caros colegas,

antes de mais nada um feliz ano 2004 para todos!

Estou dando um curso sobre a diversidade lingüística e o risco de
sua perda nas terras baixas da América do Sul.

Neste contexto, busco referências atuais de trabalhos que abordam
o bilingualismo e a diglossia entre os povos indígenas.
Estou especialmente interessado na questão do "language shift" em
línguas indígenas ameaçadas, incluindo a questão da lealidade
lingüística, do papel de organizações indígenas e indigenistas
(emancipatórias ou não), da escolarização, etc., mas também
procuro textos atuais de caráter introdutório ou geral sobre o
assunto.

Trabalhos em inglês são particularmente interessante, mas também
textos em português ou espanhol, on-line ou em livros ou revistas.

Agradeço desde já a sua ajuda.  Respostas podem ser enviadas para
mim particularmente, se chegar o suficiente de resultados
interessantes, vou mandar um resuma para a lista depois.

Sebastian Drude

--
Sebastian Drude   --  Linguistik, Awetí-Projekt
Inst. f. Dt. u. Ndl. Philg.,  FB Phil. u. Geist

Visite a página do grupo Etnolingüística, no endereço http://www.etnolinguistica.org

Submeta textos para discussão, contribua com a "Biblioteca Virtual", sugira conexões que venham a ser do interesse dos membros do grupo.  Enfim, participe!

Para uma lista de dicas e normas para o uso da lista, favor dirigir-se ao endereço seguinte:

http://www.geocities.com/linguasindigenas/normas