[etnolinguistica] Prefixos pessoais e 'pan-americanismos': um levantamento

Maria Filomena S. Sandalo sandalo at IEL.UNICAMP.BR
Thu Jul 22 19:42:56 UTC 2004

As similariedades são entre todas as línguas Guaikurú estudadas (Toba,
Mocoví, Kadiwéu) com Bororo.  São palavras de vocabulário básico, como
pode ser visto em anexo.  Mais especificamente, são basicamente as
mesmas palavras que temos reconstruídas em Ceria & Sandalo (1995). Mas
veja que vejo estas similariedades com o Bororo especificamente e não com
todas as línguas Macro-Je. Os Bororo tem outras similariedades com Kadiwéu
(cf. Tristes Trópicos de Levi-Strauss). O que estou vendo pode ser
resultado de contato. Acho cedo para afirmar tamanho parentesco como você
está sugerindo.

Filomena
On Thu, 22 Jul 2004, [iso-8859-1] Pedro Viegas Barros wrote:

> Estimada Filomena:
>
> El hecho de que Ud haya encontrado cerca de un 25 % de eventuales cognados (incluyendo correspondencias fonológicas sintemáticas) solamente en una lista de 400 términos entre Bororo y lenguas de la familia Guaikurú, es algo que resulta --sencillamente-- fascinante.
> No dispongo de las Actas del encuentro del GT de la ANPOLL realizado en Belém, de modo que por ahora no conozco su trabajo.
> Me surgen, mientras tanto, algunas preguntas:
> [...]

Visite a página do grupo Etnolingüística. Submeta textos para discussão, contribua com a biblioteca virtual, sugira conexões que venham a ser do interesse dos membros do grupo.  Enfim, participe!

Para uma lista de dicas e normas para o uso da lista, visite www.etnolinguistica.org e clique em 'normas'. O uso dos recursos do grupo Etnolingüística baseia-se no reconhecimento e aceitação dessas diretrizes.