[etnolinguistica] Imprensa: Projeto tenta salvar lingua brasileira (Trumai)

Raquel Guirardello-Damian psrgd at BRIS.AC.UK
Sat Mar 27 12:23:12 UTC 2004

Caro Eduardo,

Gostaria apenas de fazer uma correcao sobre a materia que apareceu no
site da BBC Brasil. A reporter me entrevistou muito rapidamente e
entendeu algumas informacoes de modo errado (o que frequentemente ocorre
com jornalistas...). A minha ligacao com o projeto do SOAS e' informal -
como vivo na Inglaterra, tenho contato com eles e participo de alguns
eventos que eles promovem. Mas oficialmente nao faco parte do projeto,
como foi dito na materia (o meu projeto atual pertence a outro programa,
o Dobes, da Fundacao Volkswagen da Alemanha). Os projetos do Brasil que
realmente fazem parte do programa do SOAS sao:

* Projeto de documentacao de linguas Tupi urgentemente ameacadas,
coordenado pelo Dr. Denny Moore (Museu Goeldi)

* Projeto de documentacao, analise e preservacao da lingua Ofaye,
desenvolvido pelo Dr. Eduardo Ribeiro (Universidade federal de Goias)

* Projeto de descricao da lingua Apurina, desenvolvido pelo Dr. Sidney
Facundes (Universidade Federal do Para)

Um abraco cordial,

Raquel

-----------------------
Eduardo Rivail Ribeiro wrote:

> Uma matéria sobre o Projeto Acadêmico de Línguas Ameaçadas da Escola
> de Estudos Orientais e Africanos da Universidade de Londres foi
> publicada recentemente na página da BBC Brasil. Entre os entrevistados
> está a colega Raquel Guirardello-Damian, que pesquisa a língua Trumai.

> *"Projeto tenta salvar língua brasileira*
>
> O Trumai, uma das cerca de 180 línguas vivas faladas no Brasil além do
> português, corre o risco de desaparecer. Hoje em dia, existem menos de
> cem pessoas falando a língua. Para evitar que o Trumai e outras
> [...]

Links do Yahoo! Grupos
Para visitar o site do seu grupo, acesse: