[etnolinguistica] Boletim Informativo #7 (17/maio/2004)

Etnolinguistica.Org etnolinguistica_moderadores at YAHOO.COM
Mon May 17 18:25:11 UTC 2004

Etnolingüística: Boletim Informativo #7
17/maio/2004

Nesta edição:

1. Resenhas e anúncios de livros
2. Grupos de pesquisa na Plataforma Lattes: divulgue o seu!
3. Membros: apresentação

-----------------------------
1. Resenhas e anúncios de livros

Lembramos que a divulgação de livros recentemente lançados e de resenhas de livros ou artigos é sempre muito bem-vinda na página do grupo.  Resenhas, inéditas ou publicadas, podem ser arquivadas no endereço seguinte:

Por mais que opiniões pessoais e impressões de leitura sejam bem-vindas, não bastam mensagens do tipo 'este livro é legal, gostei, vocês deveriam ler'. Por consideração ao tempo dos demais colegas, críticas e anúncios de livros devem conter informações gerais sobre o conteúdo dos mesmos, dados sobre os autores e as editoras, além de informações sobre como adquiri-los.

-----------------------------
2. Grupos de pesquisa na Plataforma Lattes: divulgue o seu!

Incluímos na página do grupo uma pasta reunindo conexões para os cadastros de grupos de pesquisa sobre línguas indígenas e educação indígena na Plataforma Lattes do CNPq, um banco de dados abrangente contendo informações sobre pesquisadores e grupos de pesquisa brasileiros.  É uma boa opção para reunir e divulgar informações sobre os vários grupos já cadastrados na Plataforma.  Convidamos a todos os colegas que incluam conexões para os seus grupos de pesquisa nesta pasta. Como as conexões veiculadas na página do grupo ficam à disposição do público geral, esta é também uma boa opção para divulgar as atividades do(s) grupo(s) de pesquisa das diversas instituições. Dêem uma olhada e contribuam!  O endereço é o seguinte:

3. Membros: apresentação

A lista Etnolingüística ultrapassou recentemente a marca dos duzentos usuários.  Esperamos, naturalmente, que a lista cresça sempre e se solidifique ainda mais como um portal de informações sobre línguas indígenas sul-americanas. No entanto, é essencial, em uma lista de discussão (por mais ampla que seja a sua audiência), que se conheçam os interesses gerais dos membros dos grupos. Lembramos que, além de ser um veículo para a discussão de idéias acadêmicas, a lista é também um ponto de encontro entre lingüistas e profissionais de outras áreas que cultivam um interesse pelas línguas nativas do nosso continente. Portanto, é aconselhável que toda mensagem enviada à lista seja assinada e acompanhada do nome da instituição a que o remetente pertence (caso haja uma), para que os membros do grupo possam se localizar.

Ainda com o objetivo de incentivar o intercâmbio de idéias entre os usuários do grupo, estamos sugerindo a todos os novos membros que escrevam uma breve mensagem de apresentação, incluindo detalhes como nome completo, língua(s) de interesse, áreas de interesse (sociolingüística, lingüística antropológica, sintaxe, morfologia, fonologia, lingüística histórico-comparativa etc.), afiliação institucional (se houver uma), etc.  O convite, naturalmente, se estende aos membros mais antigos que ainda não tiveram a oportunidade de se apresentar ao grupo. Caso você se disponha a escrever a mensagem de apresentação, queira, por gentileza, enviá-la para o endereço etnolinguistica-owner at yahoogrupos.com.br. Os tópicos acima são apenas sugestões; inclua apenas aquelas informações que você considerar relevantes. Esta apresentação será incluída na seção 'Membros' do nosso boletim informativo, que esperamos enviar mensalmente à lista doravante (na medida do possível...). Eis algumas apresentações de
 novos membros:

Jorge Reti (jreti at cppse.embrapa.br). "Sou jornalista especializado em economia (agricultura), formado em Ciências Sociais (USP) e Jornalismo. Sou assessor de imprensa da  Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos (SP), unidade da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Já trabalhei em redações, como Gazeta Mercantil, Jornal de Brasília e revistas especializadas em agricultura. Autor de um capítulo do livro 'A história econômica do Rio Grande do Sul' (1996). Não leio e não falo inglês, mas leio e falo francês, espanhol, italiano e arranho o serbo-croata. Meu interesse pela linguística -- e em especial pelos idiomas indígenas -- é como amador, a cujas leituras me dedico nas horas de lazer. Poucos dias de participação na Lista têm sido para mim sumamente proveitosos e interessantes. Nesta Lista, devo mais "ouvir" ("ler") do que "falar" ("escrever"), porque não sou linguista, antropólogo ou de área afim."

Tânia Ferreira Rezende Santos (rezende-tania at ig.com.br). "Interesso-me muito pelas línguas africanas do tronco bantu, e indígenas de família Tupi; minhas áreas de de interesse são: lingüística antropológica, lingüística histórica e morfossintaxe; sou professora de Lingüística na Universidade Federal de Goiás e doutoranda na Universidade Federal de Minas Gerais; meu projeto de doutorado é filiado à área de Lingüística Histórica, linha "Estudo da variação e da mudança no português do Brasil e de Minas Gerais". Minha proposta teórica é tratar a mudança nas línguas como um processo de reelaboração natural, imerso em um processo maior de reelaboração sociocultural; essa proposta será evidenciada a partir do estudo comparativo entre três comunidades rurais do interior de Goiás: Traíras, remanescente do Ciclo do Ouro, habitada por descendentes de bandeirantes; Pombal, remanescente de quilombos, habitada por descendentes de africanos; e uma comunidade de indígenas, falante também de
 português, situada na região centro-norte ou norte de Goiás, ainda não definida (as sugestões serão bem aceitas)."

Elen Barbosa Mateus (elenoriordan at yahoo.com.br). "Sou acadêmica do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA, São Luís, Maranhão, Brasil) e de Letras da Estadual do Maranhão (UEMA). Meu interesse pelo grupo surgiu pelo fato de ser apaixonada pelos estudos linguísticos desde sua origem até a atualidade. Quando conheci caras como Boaz, Sapir, Chomsky, até Levi-Strauss, vai... e descobri que a Antropologia estava metida nesse negócio de linguagem também, aí eu me derreti... mas fator decisivo mesmo foi aquela tal de sociolinguística, que eu ainda não conheço muito bem (desculpem a ignorância ou a falta de tempo mesmo), mas que vocês vão me ajudar a conhecer melhor, NÃO VÃO? Pois é, tenho vinte anos e tô aqui tentando entender mais esse mundo da etnolinguagem... etnolinguística... etnolínguas... enfim, me ajudem!"

-----------------------------

Como sempre, agradecemos a participação de todos os usuários de Etnolinguistica.Org e colocamo-nos a sua disposição para o esclarecimento de quaisquer dúvidas. Um lembrete: o endereço para contactar todos os moderadores é etnolinguistica-owner at yahoogrupos.com.br.

Atenciosamente,

Mônica Veloso Borges, Mateus Coimbra,
Sérgio Meira, Christiane de Oliveira e
Eduardo Rivail Ribeiro

Etnolinguistica.Org
Seção de Etnolingüística, Museu Antropológico
Universidade Federal de Goiás
Avenida Universitária, 1166, Setor Universitário
74605-010 Goiânia, Goiás, BRASIL
http://www.etnolinguistica.org