[etnolinguistica] Colóquios do Museu Antropológico (Goiânia, 26/11/04)

Setor de Etnolingüística/MA linguasindigenas at YAHOO.COM
Wed Nov 17 10:04:45 UTC 2004

Museu Antropológico

Colóquios Lingüísticos

Formas verbais longas em Suyá: Verbos ou Nomes?

Ludoviko dos Santos
Universidade Estadual de Londrina

Tanto em Suyá quanto em várias outras línguas da família Jê, há palavras que se caracterizam por ter mais ou menos material fonológico.  Por exemplo, nomes sofrem um processo de eliminação de vogais como na palavra rowo ‘onça’, que se realiza, alternativamente, como rop.  Da mesma forma, a eliminação vocálica ocorre em verbos de forma longa:  teme ‘ ir’, realiza-se como tem.  No entanto, diferentemente dos nomes, os verbos de forma longa continuam o processo com a eliminação da consoante, que dá origem a um verbo de forma curta, ou seja, te.  Há pelo menos uma diferença fundamental entre verbos de forma longa e os de forma curta: aqueles podem receber prefixos pessoais, enquanto estes recebem apenas clíticos pessoais.  Confiram-se os dados i-tem mã [1.sing ir fut] ‘eu irei’, que demonstra a ocorrência de verbo de forma longa com prefixo pessoal, e wa te  [1.sing ir] ‘eu fui’, onde ocorre o verbo de forma curta com o clítico pessoal.  Visto isto, nosso objetivo é demonstrar a
 possibilidade de que verbos de forma longa sejam nomes.

26 de novembro de 2004

15:00 às 16:30 h

Mini-auditório do MA

*Entrada Franca*

Setor de Etnolingüística, Museu Antropológico
Universidade Federal de Goiás
Avenida Universitária, 1166, Setor Universitário
74605-010 Goiânia, Goiás, BRASIL

http://mail.yahoo.com