Re: [etnolinguistica] Boróro Ocidental e Oriental; fontes sobre Otuke; situação do Umutina

stella telles stellatelles at YAHOO.COM
Fri Nov 26 11:06:49 UTC 2004


Olá, Eduardo,
Sobre suas questões acerca da família Bororo, posso te dizer que trabalhei no mestrado com a língua Umutina, em 94/95. A essa altura, só havia um "falante", quem, infelizmente, faleceu este ano. Ainda tenho trabalho com o Umutina, e no último Macro-Jê enviei um trabalho sobre ela. No momento estou tentando elaborar um dicionário e estou envolvida em um projeto com um grupo de cineastas para roteirizar um documentário sobre o grupo. Caso eu posa ser últil no que você necessita, será um prazer colaborar. De outro lado, também me interessam informações não só sobre o Umutina, mas também sobre a família.
Com respeito à língua Bororo, soube que Filomena, da UNICAMP, está com um orientando que começa a trablhar essa língua. Valeria tentar contactá-la.
Um abraço,
Stella

Eduardo Rivail Ribeiro <eduardo_rivail at yahoo.com> wrote:
Prezados colegas,

Estou à procura de informações atualizadas sobre as línguas da família Boróro (tronco Macro-Jê) e, para tanto, recorro mais uma vez à ajuda dos membros desta lista.  Ficaria extremamente grato por quaisquer esclarecimentos que puderem me oferecer.

Em seu trabalho sobre o tronco Macro-Jê no livro de Dixon & Aikhenvald (1999), Aryon Rodrigues lista quatro línguas para a família Boróro: Boróro Oriental, Boróro Ocidental, Umutina e Otúke.  Minhas dúvidas são as seguintes:

1. Boróro Oriental versus Boróro Ocidental. Haveria estudos investigando as diferenças entre ambos? Quais seriam as evidências que permitiriam a postulação de duas línguas diferentes? E, principalmente, quais seriam as fontes sobre o Boróro Ocidental?

2. Umutina.  No trabalho citado acima, Rodrigues menciona que haveria apenas um falante do Umutina; tal informação consta também de trabalhos mais recentes, como Rodrigues (2004:70). É esta ainda a situação? Haveria semi-falantes da língua? Haveria iniciativas de revitalização lingüística entre os Umutina?

3. Otuke.  Quais seriam as fontes disponíveis sobre o Otuke?

Desde já, muito obrigado por qualquer informação.

Cordialmente,

Eduardo

Referências:
Rodrigues, Aryon. 1999. Macro-Jê. In Dixon, R. M. W. & Aikhenvald, Alexandra (editores), The Amazonian Languages, 165-206. Cambridge University Press.
Rodrigues, Aryon. 2004. Línguas do Centro-Oeste numa perspectiva histórica. In Silva, Denize Elena Garcia da (organizadora), Atas do II Encontro Nacional do GELCO, 69-72. (Disponível online: http://gelco.crucial.com.br/volume1.pdf)


__________________________________________________
Do You Yahoo!?
Tired of spam? Yahoo! Mail has the best spam protection around
http://mail.yahoo.com

Visite a página do grupo Etnolingüística. Submeta textos para discussão, contribua com a biblioteca virtual, sugira conexões que venham a ser do interesse dos membros do grupo.  Enfim, participe!

Para uma lista de dicas e normas para o uso da lista, visite http://www.geocities.com/linguasindigenas e clique em 'normas'. O uso dos recursos do grupo Etnolingüística baseia-se no reconhecimento e aceitação dessas diretrizes.




Yahoo! Grupos, um serviço oferecido por:PUBLICIDADE


---------------------------------
Links do Yahoo! Grupos

   Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/etnolinguistica/

   Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
etnolinguistica-unsubscribe at yahoogrupos.com.br

   O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos Termos do Serviço do Yahoo!.



__________________________________________________
Do You Yahoo!?
Tired of spam?  Yahoo! Mail has the best spam protection around
http://mail.yahoo.com
-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://listserv.linguistlist.org/pipermail/etnolinguistica/attachments/20041126/a94bb727/attachment.htm>


More information about the Etnolinguistica mailing list