[etnolinguistica] Origem da palavra tari

Maria Inês Smiljanic mines.smiljanic at TERRA.COM.BR
Thu Apr 7 14:19:46 UTC 2005

Prezado Victor Petrucci,

Obrigada pela explicação dada. Eu não conheço a base vocabular de Merith
Ruhlen, mas os termos que você reproduz são distintos dos grafados pelo SPI
para os Paucoças. Acabo de localizar dois documentos do S.P.I. sobre eles,
um de 1941 e outro de 1942, que apenas reproduz o vocabulário do documento
anterior, que teria sido coletado "pelo ajudante Xerez, de acordo com os
índios João Auí e Massigui". Não sou lingüista e sua informação despertou
minha curiosidade por remeter aos primeiros contatos dos Yanomami com o
S.P.I. pois os Paucoças desaparecem pouco tempo depois disso.

Sobre o vocabulário que eu tenho dos Paucoças, tudo que posso dizer é que
não é confiável. É possível reconhecer alguns termos, mas outros estão
completamente errados. "Menina moça", por exemplo, está grafado como
"pexi-peoxi" que poderíamos traduzir por "grande desejo sexual" (pexi =
desejo sexual, repetição da palavra = intensidade), provavelmente a idéia
que os Yanomami tiveram dos funcionários do SPI ao apontarem insistentemente
uma jovem mulher.

Xamathari não designa nenhum grupo específico. É um termo genérico que os
Yanomae utilizam para referirem-se aos falantes do Yanomamï ou Yanomamö.

Existe hoje um material lingüístico considerável sobre os Yanomami e como
sou leiga, não sei se posso realmente ajudá-lo. Mas estou ao seu dispor.
Qualquer coisa, mande um e-mail diretamente para mim.

Um abraço,

Maria Inês