Bibliografia para Ortografia de L ínguas Indígenas

Wilmar R. D'Angelis dangelis at UNICAMP.BR
Tue Dec 13 12:57:11 UTC 2005

Áurea

de imediato posso indicar três fontes:

1. No livro "Leitura e Escrita em Escolas Indígenas"  (W. D'Angelis e J.
Veiga - Orgs. Campinas: Mercado de Letras / ALB, 1997 ), há um capítulo
intitulado "Aspectos técnicos e políticos na definição de ortografias de
línguas indígenas", com dois artigos: um do Prof. Angel Corbera Mori, e
outro da Profa. Marília Facó Soares.

2. No livro "Novos Estudos sobre Línguas Indígenas" (Aryon D. Rodrigues e
A.S.A.C. Cabral - Orgs. Brasília: UnB, 2005) há um capítulo escrito por
mim, com o título: "Unificação x Diversificação Ortográfica: um dilema
indígena ou de lingüistas?"

3. Na revista "Leitura: teoria & prática", da ALB - Associação de Leitura
do Brasil (www.alb.com.br), no número 24 (de dez.1994) há um artigo meu
intitulado: "Conquistar ou construir a escrita? A definição de uma
ortografia no Ashaninka do Rio Amônia" (p. 5-19)

Escrevo correndo. Se me ocorre algo mais, te mando notícia.

Wilmar

--
Prof.Dr. Wilmar da Rocha D´Angelis
Departamento de Lingüística