Pa'i 'chefe' em Jê: um empréstimo?

Eduardo Rivail Ribeiro kariri at GMAIL.COM
Thu Jul 7 05:16:10 UTC 2005


Prezados colegas,

O estudo comparativo das línguas da família Jê vem permitindo a reconstrução de vários termos referentes à cultura material (incluindo 'cesto', 'sal', 'tecer' etc.), fornecendo assim interessantes informações acerca da cultura Proto-Jê. Um item referente à organização política poderia, talvez, ser também reconstruído, mas antes gostaríamos de, se possível, avaliar a possibilidade de que se trataria de um empréstimo. O item a que me refiro é o termo para 'chefe', para o qual se encontram prováveis cognatos em Jê Setentrional (a, b) e em Jê Meridional (c, d):

a. Apinajé pa'i (Ham, Waller & Koopman 1979)
b. Krahô pahhi (Popjes & Popjes 1986)
c. Xokléng pa'i (Wiesemann 1978)
d. Kaingáng pã'i (Wiesemann 1978)

Em princípio, os fatos de que (i) prováveis cognatos ocorrem em pelo menos dois dos três ramos da família e de que (ii) as correspondências fonológicas parecem ser regulares garantiriam a reconstrução do termo para 'chefe' para a proto-língua; uma reconstrução plausível -- e um tanto transparente -- seria *pa'i. Neste caso, porém, a existência de termo semelhante, de significado afim, em línguas da família Tupi-Guarani sugeriria um pouco de cautela, já que os termos nas línguas Jê poderiam ser resultados de empréstimos. Em Guarani Paraguaio, por exemplo (de acordo com o dicionário disponível na página de Wolf Lustig), tem-se pa'i 'sacerdote, cura'; palavras semelhantes ocorrem também em Ka'apor, etc.

Caso seja empréstimo, haveria pelo menos duas possibilidades: (1) o termo teria ingressado antes da separação das línguas da família Jê (sendo, portanto, reconstruível para a proto-língua); (2) o termo teria ingressado independentemente em diversas línguas (ou em ancestrais intermediários delas, tais como o Proto-Jê Meridional ou o Proto-Jê Setentrional, por exemplo). É claro que há também a possibilidade de que (3) as semelhanças entre as duas famílias são apenas coincidências, ou que (4) o termo é, de fato, um empréstimo Jê a línguas de outras famílias. Seja qual for a opção correta, os resultados têm um certo interesse antropológico.

Para avaliar a plausibilidade das diversas hipóteses, seria importante contar com maiores informações sobre a distribuição e antigüidade de formas como pa'i nas línguas da família Tupi-Guarani (ou, quem sabe, do tronco Tupi). Para tanto, peço mais uma vez a ajuda dos colegas desta lista. Seria tal termo reconstruível para o Proto-Tupi-Guarani? Para o Proto-Tupi? Ou seria limitado a algumas línguas? Ocorreriam termos semelhantes em outras famílias? Em outras línguas Jê ou Macro-Jê?

Quanto à profundidade temporal do Proto-Tupi-Guarani, haveria alguma estimativa?

Desde já, agradeço quaisquer informações que me puderem fornecer.

Abraços,

Eduardo
-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://listserv.linguistlist.org/pipermail/etnolinguistica/attachments/20050707/5d9e6f50/attachment.htm>


More information about the Etnolinguistica mailing list