[etnolinguistica] Mesa redonda: Classificação do tronco Macro-Jê

Eduardo Rivail Ribeiro eduardo_rivail at YAHOO.COM
Mon May 30 04:35:17 UTC 2005


Prezados colegas,

Para o IV Encontro Macro-Jê, estamos planejando propor a realização de uma mesa redonda sobre a delimitação do tronco Macro-Jê. O objetivo da mesa seria o de contribuir para uma avaliação crítica das evidências nas quais se baseiam as propostas de inclusão das diversas famílias que constituiriam o tronco.  Contamos, no momento, com dois trabalhos: Pedro Viegas Barros (CONICET, Argentina) apresentará o trabalho 'Acerca de algunas semejanzas gramaticales entre Guaicurú y Macro-Jê'; Hein van der Voort (Universidade Radboud de Nimega & Museu Paraense Emílio Goeldi) e eu apresentaremos juntos o trabalho 'Evidências para a inclusão da família Jabutí no tronco Macro-Jê'.

Uma vez que mesas redondas podem incluir até quatro trabalhos, gostaríamos de convidar mais dois palestrantes para compor a mesa. Alguém mais estaria interessado neste assunto? O título da mesa redonda (provisório, como são os títulos dos trabalhos mencionados acima) seria algo como 'As fronteiras do tronco Macro-Jê'. Naturalmente, se o número de interessados neste tópico for suficientemente grande, podemos propor uma segunda mesa redonda. O resumo abaixo dá uma idéia dos objetivos da mesa:

"A classificação do tronco Macro-Jê é ainda um trabalho em andamento (ou, como salienta Rodrigues (1999), 'a working hypothesis'), cujos detalhes variam de acordo com diferentes autores. Embora haja em geral consenso quanto à inclusão da maioria das famílias (Jê, Kamakã, Purí, Ofayé, Krenák, Maxakalí, Karajá, Boróro, Iatê, Guató), as classificações mais recentes (Rodrigues 1986, Greenberg 1987, Kaufman 1990) divergem quanto à inclusão do do Karirí, do Jabutí, do Otí e do Chiquitano. Greenberg e Kaufman excluem o Kariri, enquanto Rodrigues fornece interessantes evidências de afinidades entre esta e várias famílias Macro-Jê. Por outro lado, Greenberg propõe a inclusão do Chiquitano (aceita por Kaufman), do Jabutí e do Oti (todas excluídas por Rodrigues).

Curiosamente, todas estas classificações concordam quanto à inclusão do Iatê e do Guató, embora não se apresentem evidências substanciais que corroborem esta decisão. Por outro lado, embora o Jabutí seja incluído no tronco apenas na classificação de Greenberg (baseada, como se sabe, em dados e métodos pouco confiáveis), estudos comparativos recentes (Voort & Ribeiro 2004) têm revelado evidências bastante sugestivas para a inclusão desta família no tronco Macro-Jê, corroborando, assim, uma hipótese levantada por Curt Nimuendaju na década de 1930. Por fim, muitas das semelhanças gramaticais apresentadas como evidência de parentesco genético no tronco Macro-Jê parecem ter distribuição mais ampla (algumas sendo, de fato, casos comuns de "panamericanismo"); seu uso como evidência de parentesco genético deve, portanto, ser visto com cautela. Com o objetivo de contribuir para uma caracterização mais acurada do tronco, os participantes desta mesa redonda se dedicarão a avaliar as evidências
 para a inclusão das diversas famílias que vêm sendo sugeridas como membros do tronco Macro-Jê, bem como evidências de relacionamentos genéticos mais distantes."

Aguardando contato, agradeço desde já aos eventuais interessados.

Abraços,

Eduardo


Referências:



Greenberg, J. H. (1987). Languages in the Americas. Stanford: Stanford University Press.


Kaufman, T. (1994). ‘The native languages of South America.’ In Asher, R. E. & Moseley, C. (eds.), Atlas of the world’s languages. London: Routledge. 46-76; 14-25 (maps).


Rodrigues, A. (1999). ‘Macro-Jê.’ In Dixon, R. M. W. & Aikhenvald, A. (eds.) The Amazonian Languages. Cambridge: Cambridge University Press. 164-206.


Voort, H. van der & Ribeiro, E. R. (2004). ‘The westernmost branch of Macro-Jê.’ Paper presented at the 2nd Workshop ‘Linguistic Prehistory in South America’, September 4-10. University of Oregon: Department of Linguistics.







----------------------------------
Eduardo Rivail Ribeiro
Museu Antropológico, Universidade Federal de Goiás
Grupo de Pesquisa "Estudos Histórico-Comparativos Macro-Jê"









-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://listserv.linguistlist.org/pipermail/etnolinguistica/attachments/20050529/8f019a05/attachment.htm>


More information about the Etnolinguistica mailing list