Apresentando-me "tardiamente"

Simoni Valadares valadares_simoni at HOTMAIL.COM
Wed Nov 23 08:54:22 UTC 2005

Olá colegas da lista,

Com muito prazer que ingresso nessa lista. Agradeço o convite do colega
Eduardo.  Obrigada mesmo!  Já havia até mandado mensagem na lista e nem
havia me apresentado primeiramente, seguindo o protocolo. Lamento! Dei-me
conta disso e mantive imediatamente um contato com o colega pedindo sua
opinião se deveria ou não fazê-lo....Concordei com ele e aqui vai minha
apresentação atrasada:

Meu nome é Simoni Valadares.  Sou professora de Linguística da Universidade
Federal do Amapá-UNIFAP e atualmente estou em qualificação na University of
New Mexico-UNM, em Albuquerque, nos Estados Unidos.  Meu mestrado foi sobre
a língua Arawák, Kurripáko (do Complexo Linguístico Baniwa-Kurripako, como
chamo no meu trabalho), nos aspectos fonológicos e morfológicos, falada no
Brasil, região do Alto Rio Negro e região de Camanaus, no Amazonas,
orientada pela Dra Alexandra Aikhenvald.  Sigo minhas pesquisas com línguas
da Família Arawak. Estou analisando a língua Palikur, visando uma
documentação da língua nas suas categorias linguisticas e seus aspectos
sociolinguisticos (identidade e atitude linguisticas) nas Comunidade de Fala
Palikur na região fronteiriça Brasil e Guiana Francesa, em toda a Reserva do
Uaçá ( Rio Urucawá) e aldeia da BR 156. Tenho interesse por categorização
linguística, corpus linguistico (corpora/arquivos digitais), morfosemântica,
morfossintaxe, sociolinguistica (revitalizacao e manutencao e politica
linguistica).
Já tive oportunidade de apoiar e/ou colaborar em projetos comunitários com
os povos Palikur, Karipuna, Galibi-Marworno, Galibi do Oiapoque e Wajampi,
envolvendo política educacional de base comunitária, intercâmbio de saberes
e etc. Inclusive recentemente participei ativamente na formação do Grupo de
Trabalho –GT para discussão do Acesso Superior Indígena na minha
universidade, UNIFAP, com participação de todas as organizações indígenas do
Amapá e outras instituições que trabalham com os povos indigenas locais,
como FUNAI/Brasilia, FUNAI/Macapa e FUNAI/Oiapoque, o IEPÉ, a Secretaria de
Estado da Educação, o Núcleo de Educação Indígena-NEI, Conselho Estadual de
Educacao, com Portaria expedida pela própria Universidade, e também com
representante do Ministério da Educação.  Este esforço coletivo está
rendendo frutos rumo às definições sobre a “acomodação” ou mudança de
paradigma de uma instituicao na Amazonia brasileira,  a UNIFAP ao momento
histórico dos povos indígenas locais. O desafio está lançado.
Atualmente participo como co-autora em um projeto de um livro destinado aos
falantes nativos de linguas ameacadas de extincao e/ou professores
americanos nativos, principalmente no contexto dos Estados Unidos, numa
equipe liderada pela Dr Melissa Axelrod, da UNM.
Também apóio iniciativas para fortalecimento de redes comunitárias e
apropriação de tecnologias de base comunitária pelos povos indígenas para
fortalecimento de suas culturas/identidades e línguas. Participo no Comite
de Organizacao de um Seminario Internacional sobre "Inclusao Digital,
Tecnologias Emergentes e Empreendedorismo", que acontecera no Centro de
Convencoes Reboucas, em SP, de 28 de novembro a 02 de dezembro de 2005.
Mandarei informacoes para a lista nos proximos dias.  Temos confirmacao de
representantes da Fundacao Rigoberta Menchu Tum-FRMT, do Laboratorio de
Linguas Indigenas-LALI da UNB/Brasilia, do Instituto de Lingua e Cultura
Aymara-ILCA, Bolivia, da Coordenacao das Organizacoes Indigenas da Amazonia
Brasileira-COIAB e do UNICEF. Este e um evento do Ibero American Science and
Technology Education Consortium-ISTEC e a Universidade de Sao Paulo-USP.
Gostaria de manter contato com pessoas que estão trabalhando nessas
perspectivas.

Um abraco fraterno,

Simoni

Colóquios Lingüísticos do Museu Antropológico
Participe! Para maiores informações, visite
http://geocities.com/coloquioslinguisticos