Solicito informa ção: palavra Cumuruxatiba.

joao at JANDRADES.COM.BR joao at JANDRADES.COM.BR
Sun Aug 6 15:27:21 UTC 2006

Caro, Augusto.

Quando estive por lá em 1999, ouvi de um indío Pataxó, que Cumuruxatiba,
significava a grande variação entre as marés (alta e baixa), pois é
exatamente o que ocorre naquela região, devido ao baixo gradiente da costa
litorânea. Devo ter mais informações em minha anotações, porém estou em
trabalho de campo em Boa Vista, retornando para SP, apenas em Set/Out.

Um Abraço e boa sorte,

João Paulo

----- Original Message -----
De: Augusto M Fagundes Oliveira <augustofagundeso at yahoo.com.br>
Para: <etnolinguistica at yahoogrupos.com.br>
Data: 06/08/2006 09:47
Assunto: [etnolinguistica] Solicito informação: palavra Cumuruxatiba.
Bom dia!!!

Solicito informação sobre a palavra Cumuruxatiba; refiro-me a uma
região no entorno de Porto Seguro/Bahia, alguns atribuem uma origem
Tupi ao nome, outros Maxakali, entretanto não tenho tido acesso a
informação mais consistente, e que me indique a fonte da informação;
talvez caibam as duas origens, talvez seja um processo local de
deslocamento de significado, empréstimo, ou mesmo hibridismo.

Desta forma solicito alguma referência.

Grato,
Augusto

IV Encontro da Associação Brasileira de Estudos Crioulos e Similares
Goiânia, 18 a 20 de outubro de 2006
Participe! Para maiores informações, visite
http://www.letras.ufg.br/abecs.html

O uso dos recursos do grupo Etnolingüística baseia-se no reconhecimento e
aceitação de suas diretrizes. Para conhecê-las, visite
http://geocities.com/linguasindigenas/normas