Proto Awet í-Mawé

Sebastian Drude sebadru at ZEDAT.FU-BERLIN.DE
Wed Dec 13 15:47:58 UTC 2006

Saudações, Victor,

não existem vocabulários on-line do Awetí, pelo que sei.  Quem poderia
colocar seria eu (ou talvez, a Ruth Monserrat).

> Estou fazendo um exercício de construção de algumas formas do
> Proto-Awetí-Mawé (Proto Mawetí).  Na seqüência pretendo correlacioná-las
> com
> formas cognatas do PTG (Rodrigues e Jensen) e finalmente chegar a um
> Proto-Mawetí-Guarani (Proto Mawetí-Guarani);

Então você parte da hipótese que o Mawé e o Awetí estariam mais
aparentados entre si do que com o PTG??  Como você chegou a tal conclusão?
 Até agora, tem-se afirmato, sem base empírica explícita, que o Awetí
estaria mais perto do TG do que o Mawé.  Então, chegando ao Mawetí-Guaraní
(MAG, um termo que foi criado por Sérgio Meira e mim uns dois anos atrás),
você poderia primeiro comparar o Awetí e o PTG.  Ou logo comparar as três,
já que não é seguro qual é o agrupamento certo interno no MAG.

É isto que o Sérgio e eu fizemos.  Um artigo extenso que relata os nossos
resultados é para aparecer no IJAL.  Temos os proto-fonemas e mais de 350
palavras reconstruidas para o Proto-MAG.  Antes deste artigo aparecer, não
posso divulgar formas do Awetí.  Pelo que sabemos, é o primeiro trabalho
que reconstroi aspectos da proto-língua desta sub-fanília (MAG).
Há o trabalho de Rodrigues e Dietrich de 1999, que não reconstroe
protofonemas nem protoformas, só relata correlações entre Mawé e PTG em
compáração com o proto-Tupí supostamente reconstruido por Rodrigues.

O vocabulário mais completo reconstruido para o proto-TG, pelo meu
conhecimento, é de Agusto Mello.  Tem alguns problemas, e nem sempre
concorda com as formas oferecidas de Jensen ou Rodrigues.  Também há um
trabalho bastante interessante, que não é da escola Rodriguiana, sobre o
PTG, de Schleicher (ca. 2000).

Qual é a fonte ('de grande quantidade') que você está usando para o Mawé?

Estou interessado em continuar esta discussão, se preferir, também, fora
da lista.
Porém, agora vou ficar off-line uns 10 dias.

Abraço,

Sebastian