Fwd: [etnolinguistica] Pelicula basada en una historia verdadera: Emerald Forest

Renato Athias renato.athias at GMAIL.COM
Sun Dec 17 18:41:05 UTC 2006

Wilmar,
Eu enviei essa mensagem a abaixo já faz algun tempo, não sei se ele olhou...
recoloco novamente na lista.
abraços
Renato

---------- Forwarded message ----------
From: Renato Athias <renato.athias at gmail.com>
Date: 04/12/2006 10:08
Subject: Re: [etnolinguistica] Pelicula basada en una historia verdadera:
Emerald Forest
To: etnolinguistica at yahoogrupos.com.br

Prezado Harald,
Conheço o filme e muito obrigado pelo link. Conheço também uma história real
sob um rapto de criança não indígena por índios. Deve, sem dúvida, existir
outras histórias. Não sei se tem a ver com a realização desse filme
especificamente. Esse fato aconteceu na região do Rio Negro, Estado do
Amazonas, Brasil. A criança raptada (Elena Valero) acredito que ela ainda
esteja viva, morando em Caracas. Essa história foi descrita nos anos 40 por
um missionário salesiano chamado Estevão Domitrovich. Acho que foi o
primeiro a escutar o ocorrido contado pelos próprios pais de Elena. Eu
pessoalmente tenho um manuscrito desse sacerdote. Logo em seguida, essa
mesma história foi amplamente divulgada por um pesquisador  italiano, o
médico Ettore Biocca, também nos finais dos anos 40, em suas publicações
sobre suas pesquisas na região do Rio Negro. Nos anos 70 essa mesma história
é retomada por um pesquisador francês, o antropólogo Jacques Lizot, que se
eu não estou enganado, encontrou-se pessoalmente com Elena Valero e publicou
também um texto sobre esse fato.

bem não sei se te ajuda, mas já é uma pista.
atenciosamente,

Renato Athias

Prof. Dr. Renato Athias
Coordenador do
Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (NEPE)
Universidade Federal de Prnambuco
tel: (81) 2126-8286 fax (81)2126-8282
www.ppga.ufpe.br