Solicitud

Victor Petrucci vicpetru at HOTMAIL.COM
Fri Feb 3 10:27:47 UTC 2006

Cara Diana

Seguem algumas palavras Arawak para frio, rio e seco em diversas línguas:

Arawa-Deni - mimi frio
Arawa-Paumari - vainí rio
Aruak-Apurinã - weni. wúnú	rio
Baniwa-Huhúdene - hapekanin frio
Baniwa-Huhúdene - u:ni rio
Baniwa-Kumandene - hapeka, haperihi frio
Baniwa-Kumandene - u:ni rio
Baniwa-Kumandene - axpeperi frio
Baniwa-Siwsi - ha:pe frio
Baniwa-Siwsi - u:ni rio
Baniwa-Sukuriyu Tapuya - hapekã frio
Baniwa-Sukuriyu Tapuya - u:ni rio
Baniwa-Yawarete Tapuya - ha:pe frio
Baniwa-Yiboya Tapuya - hapada frio
Baniwa-Yiboya Tapuya - u:ni rio
Baniwa-Yurupari Tapuya - iririkanin, irinirhe frio
Guaná-Terena - asa frio
Guaná-Terena - kásati frio (está)
Kampa-Ashaninka - nihã rio
Proto-Aruak - *kaxynka frio
Proto-Aruak - *kipa frio
Aruak-Werekena awinimi frio
Aruak-Werekena - wenni rio
Aruak-Waurá waku rio
Aruak-Waurá 'wene rio

Dá para ver como já destacou a prof Aykhenwald que u:ni (e suas variantes
weni, etc) é um termo geral para rio e que há um tema hapV- para frio.

Espero que os termos possam ajudá-la na pesquisa. A propósito qual é
exatamente o topônimo colombiano que vc está pesquisando?

Um abraço

Victor A. Petrucci
Campinas - Brasil
Visite meu site / Visit my site / Visite mi sitio
http://geocities.com/indianlanguages_2000
530 línguas indígenas / lenguas indígenas / indigenous languages
28.000 palavras / palabras / words