fonte para línguas indígenas

tai at RISEUP.NET tai at RISEUP.NET
Fri Feb 10 11:59:17 UTC 2006

Olá!

Eu sou estudante de Desenho Industrial da UnB, tenho interesse particular
em tipografia e meu projeto de graduação, que deverá ter início no segundo
semestre deste ano, é a criação de uma fonte para representação de línguas
indígenas.

Estou começando a pensar sobre o assunto agora, assim não sei nada sobre
etnolingüística, se existe uma demanda no sentido de um maior número de
fontes, se as fontes e o sistema existente já são satisfatórios para os
lingüistas, quais fontes são utilizadas atualmente, quais as limitações,
se línguas diferentes demandam fontes diferentes e, neste caso, que
línguas não estão sendo bem contempladas pelas fontes existentes, se são
legíveis, se são adequadas para educação indígena, por exemplo... Enfim,
estou bem fora do debate ainda e não conheço outros tipógrafos trabalhando
com isso. Será que vocês podem me ajudar, indicar alguém que já trabalhe
com isso, leituras, dicas?

Observei em algumas mensagens na lista problemas como “não é possível
colocar o til no ‘u’ com as fontes que tenho”. Será que eu posso ter o
relato de vocês sobre outros problemas como esse?

Abraços,
Tai.

Colóquios Lingüísticos do Museu Antropológico
Participe! Para maiores informações, visite
http://geocities.com/coloquioslinguisticos