el morfema =pura en Cocama-Cocamilla

Eduardo Rivail Ribeiro kariri at GMAIL.COM
Thu Feb 23 05:03:39 UTC 2006

Querida Rosa,

Olá. Como vai?

Haveria, talvez, a possibilidade de que esse morfema fosse cognato de uma raiz que significa 'bom' em línguas Tupi-Guarani (por exemplo, porã em Mbyá; cf. Dooley 1998)? É comum que morfemas com significados "avaliativos" afins a este assumam funções enfáticas e/ou contrastivas (p. ex. right em inglês, 'bom' em Karajá, bem em português etc.).*

(Como desconheço as correspondências fonológicas PTG/Cocama, este palpite é, naturalmente, um chute...)

Abraço, e sucesso com sua pesquisa,

Eduardo

*Para ilustrar esta afirmação, transcrevo aqui o verbete porã do Mbyá (Dooley 1998: xciii):

"porã adj. (classe xe-). Bom, agradável: ayvu porã palavra ou mensagem boa.
adv. 1. Bem: orovy'a porã ficamos bem alegres. 2. Exatamente: hi'ára py porã oiko aconteceu no dia
certo; hepya rami porã avende avaxi vendi o milho pelo preço certo.
porã'i adv. Muito: ipuku porã'i é muito comprido.
porã'i nho expressão adv. Muito mesmo: yvate porã'i nho muito alto mesmo."

Referências:
Dooley, Robert A., 1998, Léxico Guaraní, Dialeto Mbyá. Sociedade Internacional de Lingüística, Cuiabá, MT. Disponível online: http://www.sil.org/americas/brasil/PUBLCNS/DICTGRAM/GNDIC.pdf