el morfema =pura en Cocama-Cocamilla

Ana Suelly Arruda Câmara Cabral asacc at UNB.BR
Thu Feb 23 22:04:41 UTC 2006

Prezada Rosa:

    A fonte da partícula pura do Kokáma/Omágua é certamente o Espanhol
(pura).  Nos textos Omágua do século XVIII já aparece claramente essa
partícula como mura em contextos  nasais e pura em contextos orais com o
significado  "genuíno", "verdadeiro", enfatizando argumentos, predicados e
expressões adverbiais. No dialeto do Kokáma com que mais trabalhei, pura
ocorre mesmo seguindo partículas aspectuais, como em ay pura ra kumitsa 'ele
já falou', em que segue a marca aspectual ay.
   Dificilmente pura estaria originalmente relacionado a  -poráng do
Tupinambá, pois embora a combinação de nomes descritivos com verbos seja
comum em línguas Tupí-Guaraní, é -eté e não -poráng  o morfema
intensificador ou enfático no Tupinambá, que é a mais provável fonte do
componente Tupí-Guaraní presente no léxico da língua Kokáma.

   Abraços,

            Ana Suelly A. C. Cabral