Corda em T e TG

Meira, S. S.Meira at LET.LEIDENUNIV.NL
Sat Feb 25 18:57:23 UTC 2006

Prezado Victor,

noto que, pelo que tenho visto, não é infreqüente em
línguas Tupí que a palavra para 'corda' (algo como *cam)
seja inalienável e refira-se a algo "filamentoso" que pertence
interentemente ao seu possuidor (de modo que a posse
direta, 'minha-corda', sugeriria, como me disse um falante
de Mawé, que se tratava de uma corda que saía do meu
corpo). Na mesma língua, não é infreqüente o uso da palavra
"corda", empréstimo ao português, no sentido normal de
'corda' (para amarrar canoa, ou caixas com encomentas,
ou para amarrar paus, fazer varais, etc.). exatamente para
se evitar tais conotações inalienáveis. Ocorre também o uso
de um composto ao invés da palavra simples, /saity/ 'corda
(mas também 'barbante', 'linha'...); por exemplo /mo-saity/
'mão-corda' = 'corda para segurar algo, como mão'; /yni-saity/
'rede-corda' = 'corda da rede', etc.

Uma forma com um elemento inicial qualquer, indicando
a 'origem' da corda, me parece portanto bastante aceitável.
O elemento inicial, nos exemplos que você dá, parece ser
/(t)upa/; se o sentido fosse 'árvore', também não me pareceria
estranho ('árvore-corda', 'algo filamentoso que sai da árvore';
talvez 'cipó'?); mas devo dizer que /(t)upa/ não parece muito
com /'yp/ 'arvore'. O /a/ final poderia ser alguma forma do morfema
/a/, que L. Seki chama 'caso nuclear' e A. Rodrigues 'caso
argumentativo', mas a vogal não bate (/u/ ao invés de /y/, sem
evidências de correspondência regular), e a consoante inicial,
um /t/ na maioria dos casos, não parece existir
na história de /'yp/ (provavelmente de */k'yp/ ou algo parecido,
mas não com um /t/). Por isso, acho mais provável que o
elemento inicial não seja a palavra 'árvore', mas alguma outra
coisa.

Sérgio Meira

Colóquios Lingüísticos do Museu Antropológico
Participe! Para maiores informações, visite
http://geocities.com/coloquioslinguisticos