Roberto Cardoso de Oliveira

rmleitao rmleitao at TERRA.COM.BR
Mon Jul 24 16:16:21 UTC 2006

21/ 07/ 2006 - OBITUÁRIO
Roberto Cardoso de Oliveira
11/07/1928 * – 21/07/2006 †
DA REDAÇÃO
Da Assessoria de Comunicação
Arquivo/UnB Agência

Cardoso criou o mestrado em Antropologia da UnB
O Brasil perdeu na sexta-feira, dia 21 de julho, um de seus principais antropólogos, Roberto Cardoso de Oliveira (11/07/1928 – 21/07/2006). O cientista social foi o responsável pela criação do mestrado em Antropologia da Universidade de Brasília (UnB), em 1973, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1968, e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 1971. Cardoso foi internado, no último dia 16, após sentir fortes dores abdominais. Ele passou por uma cirurgia e estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas não resistiu a uma infecção generalizada. O velório será no Cemitério Campo da Esperança, em Brasília, a partir das 20h de hoje até as 13h30 de 22 de julho, sábado. Em seguida, o corpo será cremado.
Entre os anos de 1973 e 1985, Cardoso foi professor titular do Departamento de Antropologia da UnB. Mas sua história com a instituição não acabou aí. Em 1995, retornou como professor visitante do Centro de Pesquisa e Pós-graduação sobre as Américas (Ceppac), onde atuava até este mês.
ATUAÇÃO COM OS ÍNDIOS – Em sua carreira, de mais de 40 anos como pesquisador, desenvolveu estudos sobre etnologia indígena, relações interétnicas, identidade e etnicidade nas Américas, entre outros. O antropólogo publicou 27 livros e recebeu títulos como o de Doutor Honoris Causa pela UnB (2003), a medalha Roquete-Pinto de Contribuição à Antropologia Brasileira (concedida em 2003 pela Associação Brasileira de Antropologia) e Comendador da Ordem de Rio Branco (2001). Desde 2000, ele era membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
Já em 2006, Oliveira iniciou pesquisa sobre os arquivos do antropólogo e sociólogo francês Marcel Mauss, com o objetivo de recolher informações não publicadas sobre a obra e a vida do autor, com especial atenção à sua correspondência inédita.
Cardoso deixa viúva e quatro filhos. Um deles, Luís Roberto Cardoso de Oliveira, é professor do Departamento de Antropologia da UnB. Veja abaixo algumas manifestações a respeito da morte de Roberto Cardoso de Oliveira:
“Roberto Cardoso de Oliveira é um dos principais cientistas sociais do país. Deu uma contribuição fundamental para o desenvolvimento dessa área na UnB e manteve-se em atividade de ensino, pesquisa e orientação, muito além de sua aposentaria.”
Timothy Mulholland, reitor da UnB
“A perda do professor Roberto Cardoso de Oliveira é incalculável para as Ciências Sociais, assim como para a academia, a UnB, o Instituto de Ciências Sociais, a Antropologia e o Ceppac. Professor, pesquisador, orientador, colega e amigo, ao mesmo tempo brilhante, afável e dedicado ao seu ofício, ele foi e será um exemplo para todos nós. Permanecerá entre nós e as gerações futuras como um dos grandes criadores e um clássico da nossa ciência, reconhecido internacionalmente.”
Ana Maria Fernandes, diretora do Centro de Pesquisa e Pós-graduação sobre as Américas (Ceppac) da UnB
“Roberto Cardoso de Oliveira, além de colega exemplar, foi o verdadeiro criador da moderna ciência social na Universidade de Brasília.Homem invulgar pela cultura e pelo fino trato de tudo que é pertinente à vida acadêmica. Perdemos um real fundador; perdi meu primeiro e inesquecível diretor”.
Benicio Schmidt, professor do Centro de Pesquisa e Pós-graduação sobre as Américas Pessoal de Nível Superior (Capes)(Ceppac) e diretor de Cooperação Internacional da Coordenação de Aperfeiçoamento de
“Roberto Cardoso de Oliveira é um antropólogo de primeira linha. É um grande herói institucionalizador, de uma fecundidade teórica impressionante. A Antropologia brasileira, especialmente a da Universidade de Brasília, deve muito a ele.”
Lia Zanotta Machado, chefe do Departamento de Antropologia da UnB
“O professor Roberto Cardoso de Oliveira não pode ser lembrado apenas como o importante intelectual e formador de gerações de cientistas sociais que foi. Para mim, é um exemplo de generosidade acadêmica e pessoal, que se fazia sentir em cada conversa, em cada conselho, em cada copo de vinho.”
Henrique Carlos de Castro Oliveira, professor do Centro de Pesquisa e Pós-graduação sobre as Américas (Ceppac)
“Roberto Cardoso de Oliveira entrou em minha vida através de seus artigos e livros. A leitura de seus trabalhos sobre a constituição teórica da Antropologia, sobre trabalho de campo e a ética, teve influência fundamental para mim e para a maioria dos antropólogos de minha geração. Não tive o privilégio de tê-lo como professor em sala de aula, mas em suas conferências era afável, comunicativo  e rigoroso com  suas idéias. Grande articulador da política acadêmica brasileira e latino-americana, Roberto me ensinou (talvez sem o saber) a lidar  com a consolidação e crescimento da antropologia brasileira.”
Miriam Grossi, presidente da Associação Brasileira de Antropologia (ABA)-gestão 2004/2006 e professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
“Professor Roberto Cardoso, meu orientador também na vida, ensinou-me, antes de tudo, o respeito pela diferença, a compreensão do ‘outro’ como alteridade. Além da admiração e profundo reconhecimento, devo-lhe o gosto pela vida acadêmica e pela busca do conhecimento”
Leila Chalub Martins, Decana de Extensão da Universidade de Brasília