prêmio culturas indígenas

Marcelo Manzatti marcelo.manzatti at TERRA.COM.BR
Tue Jun 27 20:33:55 UTC 2006


PRÊMIO CULTURAS INDÍGENAS
2006 - Edição Ângelo Kretã

 

O Ministério da Cultura, através da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, e a Associação Guarani Tenonde Porã (São Paulo-SP), anunciam o lançamento do Prêmio Culturas Indígenas, com financiamento da Petrobrás. Podem participar comunidades ou aldeias indígenas e entidades indígenas (Associações, Fundações, Cooperativas etc.), que, pelo fortalecimento de seus conhecimentos tradicionais e pela afirmação de sua identidade étnica no contexto contemporâneo, têm realizado iniciativas para o desenvolvimento cultural de seus povos a partir de suas próprias dinâmicas históricas, com participação efetiva das comunidades na concepção e execução das ações.

Entende-se por iniciativas culturais, para as finalidades deste Prêmio, as atividades desenvolvidas nas seguintes áreas de expressão: Religião ou rituais religiosos; Festas tradicionais; Língua, mitos, histórias e outras narrativas orais; Danças e cantos tradicionais; Música tradicional; Livro e literatura; Teatro ou outras dramatizações indígenas; Áudio-visual (CDs, cinema, vídeo ou outros meios eletrônicos); Memória e patrimônio (documentação, museus e pesquisas aplicadas); Medicina tradicional; Alimentação (coleta de produtos naturais, plantio e culinária tradicional); Jogos e brincadeiras infantis; Jogos e esportes adultos tradicionais; Artesanato tradicional; Pinturas corporais, desenhos e outras categorias de expressão plástica; Arquitetura tradicional; e, Educação ou práticas educacionais que valorizem a cultura tradicional.

O Prêmio será concedido anualmente, destacando, a cada nova edição, uma personalidade do meio indígena. Este ano, o homenageado será Ângelo Kretã, liderança Kaingang, natural de Mangueirinha (PR), primeiro vereador indígena eleito no Brasil, em 1976, conhecido por sua coragem e determinação na defesa da união dos povos indígenas. Também foi um dos líderes das rebeliões de Rio das Cobras (PR) e Nonoai (RS), quando posseiros foram expulsos pelos índios de seus territórios tradicionais. Kretã foi morto em nove de janeiro de 1980 numa emboscada até hoje não esclarecida.

 

 

2. OBJETIVOS

 

- Valorizar e dar visibilidade às iniciativas culturais dos povos indígenas;

- Fortalecer as expressões culturais e a identidade cultural dos povos indígenas, contribuindo para a continuidade de suas tradições;

- Conhecer e divulgar as iniciativas culturais indígenas bem sucedidas;

- Incentivar a participação plena e efetiva dos indígenas na elaboração e no desenvolvimento de projetos e ações;

- Contribuir para o reconhecimento da importância das expressões indígenas para a cultura brasileira;

- Estimular o intercâmbio cultural a partir do ponto de vista indígena;

- Alimentar e inspirar a elaboração de políticas públicas específicas na área cultural voltadas aos povos indígenas.

- Publicar em um livro, como exemplos de experiências bem sucedidas, as iniciativas culturais selecionadas.

 

 

3. PRÊMIOS

Serão selecionadas 80 iniciativas culturais dentre as propostas recebidas;

Cada iniciativa selecionada receberá R$ 15.000,00 (quinze mil reais);

Ao todo, serão distribuídos R$ 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais) em prêmios;

 

 

IMPORTANTE!

Para que a iniciativa tenha pleno sucesso, a equipe de coordenação do prêmio tem um grande desafio a vencer: consolidar um grande banco de dados com todos os contatos existentes, por um lado, das aldeias, lideranças, comunidades, entidades indígenas, e, por outro, de Ongs, universidades, pesquisadores, gestores públicos e agentes que trabalham com as comunidades e grupos indígenas brasileiros.

Peço a todos aqueles que possuam contatos relevantes e atualizados, que enviem o mais rápido possível para a equipe executiva do Prêmio. Em contrapartida, disponibilizaremos, ao final do processo, todos os contatos consolidados aos colaboradores, retornando para a sociedade uma informação extremamente importante do ponto de vista das políticas públicas, mas que se encontram completamente dispersas, fragmentadas e defasadas nos principais órgão governamentais.

 

 

Atenciosamente,

 

 

Marcelo Manzatti

Produtor Executivo

culturasindigenas.prodex at uol.com.br

 

 

 

 
-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://listserv.linguistlist.org/pipermail/etnolinguistica/attachments/20060627/21e4b8f0/attachment.htm>


More information about the Etnolinguistica mailing list