ORIGEM DA PALAVRA TUCUNAR É

Sebastian Drude sebadru at ZEDAT.FU-BERLIN.DE
Fri Nov 24 19:20:37 UTC 2006

Oi, apatussi1969,

antes de mais nada: quem é você?
> Preciso descobrir (e fundamentar) a origem da palavra TUCUNARÉ, que é
> um peixe da bacia Amazônica.
> Alguém saberia responder ou indicar alguém que saiba?

A palvra veio ao Português certamente a partir de uma língua
Tupí-Guaraní (TG), provavelmente o Tupinambá ou uma de seus descendentes
(lingua geral).

Há indícios que a primeira sílaba foi acrecentada mais tarde, pois em
Awetí, a língua mais aparentada ao Tupí-Guaraní (mas que não pertence a
esta família), o nome desse peixe é KUJÃZÉ -- todos os sons são reflexos
regulares de uma palavra antiga *(TU)KUNÃRÉ.

Se alguém teria uma sugestão para uma etimologia, ou uma análise
morfológica, eu estaria interessado.  Por enquanto desconheço outros
cognatos de línguas de outras famílias Tupí, nem no Mawé parece que não
tem.  Então pressuponho que esta palavra foi introduzida entre os
Awetí-Tupí-Guaraní antes deles se separarem.  Mas da onde?  Também a
estrutura da palavra aponta para oma origem não-tupí: quatro ou mesmo só
três sílabas é muito para uma palavra monomorfémica em Tupí, e também é
notável que a nasalidade não coincide com o acento. Outra possibilidade
é que a plavra originalmente foi composta -- mas eu não sei identificar
partes significativas (KUNÃ+ARÉ??), e por isso não posso oferecer uma
sugestão para uma etimologia.

Sebastian