PTG *-r án e Mbya ra mi

Sebastian Drude sebadru at ZEDAT.FU-BERLIN.DE
Wed Nov 29 02:21:14 UTC 2006

Caro Victor,

desconfio já há algum tempo que estejamos diante de *dois* afixos ou
posposições clíticos, possívelmente relacionados, um _-ran_ e um _-ram_.
  Proponho que um dos dois tinha uma função de expressar 'semelhante a'
etc., e o outro o tal do caso 'predicativo' ou 'atributivo', com
traduções como "na função de (ser/atuar como)...".  Como as duas funções
são bem semelhantes, seria explicável que os dois fácilmente se
(con)fundiram e que umas línguas mantêm reflexos de _-ran_, como você
citou, e outras (como o Kamayurá,e aparentemente o Mbya), de _-ram_.

O famoso 'futuro nominal' do Guaraní, _-rã_, deve ser derivado de um
desses afixos, provavelmente aquele com a função do 'predicativo'.  Nas
línguas que perderam as conosantes finais, aliás, como as línguas
Guaraní, os dois afixos se fundaram de qualquer maneira, dando em ambos
casos exatamente _-rã_.
Concluo que o elemento "_-i_" em Mbya deve ser um elemento adicional,
mas não muito recente, pelo menos antes da perda das consoantes finais,
mostrando o _-m_ final antigo.

Em Awetí, tenho o cognato _-zan_, com a função 'predicativa' (morekwazan
= na função de cacique), que também é a base para o futuro nominal
_-zan'iap_, literalmente "servindo para dizer que está na função de...".
  Tenho alguns indícios à (antiga?) existência de _-zam_, provavelmente
resíduos lexicalizados, e ainda não bem endentidos.
"Semelhante a, parecido com" é uma posposição não relacionada em Awetí,
_tsu_.

Os dois supostos sufixos poderiam ser relacionados em uma maneira
análoga aos sufixos nominalizadores do Tupí, _-Xat_ (nom. de agente,
sujeito) e _-Xap_ (nom. de lugar, maneira, instrumento...), que
usualmente têm propriedades bem semelhantes e que se fundiram em Guaraní
ao sufixo _-ha_.  (O "X" indica que provavelmente tinha um segmento
consonantal lá.)  No caso de _-ran_ e _-ram_, temos uma situação
comparável, só nasal.

Quem tiver indícios da co-existência das duas formas _-ran_ e _-ram_,
possívelmente até com funções diferenciadas, eu estaria altissimamente
interessado.

Abraços,

Sebastian