Kaingang na Argentina, Nimuendaju & Telemaco Borba

indiosbr_nicolai indiosbr_nicolai at YAHOO.COM.BR
Thu Nov 30 10:26:08 UTC 2006

Caros amigos,
Possuo dois exemplares da obra "Actualidade indigena", de Telemaco
Borba, editada em 1908 em Curitiba. Um deles apresenta uma data (São
Paulo, 25.7.10) e uma dedicatória de Nimuendaju a seu amigo Fritz
Besser, manuscritas a tinta. Além disso, há várias anotações com a
mesma caligrafia, mas a lápis, corrigindo ou "personalizando" as
grafias de muitas palavras indígenas (kaingang e guarani) em alguns
textos do livro. Certamente são de Nimuendaju também. Pretendo
escanear a obra (já está na fila há algum tempo) e repassá-la para os
interessados, disponibilizando-a na internet.
Mas o que me leva a escrever aqui, além dessa notícia, é o fato de
haver, entre outros, um "Vocabulário dos idiomas Guaianá e Kaingangue"
nessa obra (p. 138-9) em que se reproduz os termos de Patiño para o
Guaianá, e muitas palavras não coincidem com as grafias divulgadas aqui.
O autor, Borba, viveu na província de Misiones:

"Residimos pelo espaço de quase dois anos, 1894 e 1895, no território
de Missões na República Argentina; conhecemos pessoalmente o cacique
Kaingangue Nadana e seus companheiros; vimos também alguns "Caigrús"
do alto Paraná; mas, de Ingains, nunca tivemos noticia.
"O Ingain, observado por meu distinto amigo, o arqueólogo Argemiro J.
B. Ambrosetti, parece-nos que seria um selvagem de outra nação
escravizado pelos Kaingangues, e daí o vício de 'misturar' palavras do
próprio idioma com as do Kaingangue" (p. 136, texto de 1905,
ortografia atualizada por mim).

Como também há, nesse vocabulário, p.ex., um termo em português que
não coincide ['mao' (mau) onde se lê 'madre' na lista da mensagem de
Viegas] não sei se a lista de Borba é confiável.
Gostaria da vossa opinião. Vou pelo menos ver se reviso a lista ainda
hoje para enviá-la com as discrepâncias até amanhã.
Cordialmente,
Renato Nicolai