Resumo 546

ivan rocha irocha3 at YAHOO.COM.BR
Wed Oct 4 14:30:31 UTC 2006

Olá Alaxandre!

  Eu li a sua mensagem no grupo Etnolingüística e vou te indicar os livros:

  RODRIGUES, Aryon Dall'igna.  Línguas Brasileiras: Para o conhecimento das línguas indígenas. São Paulo, Loyola, 2002.

  Este livro te dá uma visão geral das línguas indígenas brasileiras, até mesmo da América do Sul, e suas classificações dentro de cada tronco linguistico. Tente encontrar artigos deste autor na internet, há muitas coisas dele, é um grande nome nessa área!

  NAVARRO, Eduardo de Almeida.  Método Moderno de Tupí Antigo. São Paulo, Global, 2006.

  è um livro de gramática muito bom, bastante didático e muito explicativo, a gramática traz também textos sobre a cultura dos tupis e textos dos missionários.deste autos há algumas coisas publicadas na internet!

  *o Navarro está terminando um dicionário de Tupi antigo e será publicado início do próximo ano, neste dicionário ele aborda a toponímia que é de muita importancia na formação dos nomes de lugares no brasil a partir da lingua tupi, acho que valeria a pena esperar a publicação deste dicionário.

  Bom, Chamo-me Ivan, estudo lingüística na Universidade de São Paulo, estou no 6º semestre. estudo lingua tupi antiga e faço iniciação científica (teórica) sob orientação da professora Luciana Storto ( profª. do Departamento de Lingüística USP ) com uma língua indígena de Rondônia, o Karitiana, mas está ainda no começo. eu não tenho indicações sobre a lingua guarani, deixo para outra pessoa que saiba mais sobre, apesar que futuramente pretendo estudar os guaranis também.

  Espero que estas informações lhes tenham sido úteis, à disposição!!

  Abraços.

     Ivan Rocha.

etnolinguistica at yahoogrupos.com.br escreveu:
  Existem 2 mensagens sobre este tópico.