Mo ção de apoio à correspondência do Hein van der V oort à SSILA

Hein van der Voort hvoort at XS4ALL.NL
Fri Sep 8 14:10:50 UTC 2006

Prezados colegas,

Agradeço muito pelo apoio que deram à minha mensagem no Boletim do SSILA.
Acho preocupante a entrelação de instituições religiosas e científicas
por várias razões, e concordo com o iniciativo tomado pelo Dr. Nilson
Gabas Jr. Os códigos de referência às línguas do mundo ISO 639-3
representam um recurso burocrático de que é difícil saber como, e por
quem, vai ser usado no futúro. Alguns meses a tras, uma colega expressou
a sua preocupação com a qualidade variável das informações ligadas aos
códigos, que tem a potência de prejudicar o “processo de reconhecimento e
assunção identitária dos povos” (uma preocupação que também se lê na
mensagem de Prof. Ludoviko dos Santos). Tal prejuizo não seria um bom
serviço da comunidade de lingüístas aos povos indígenas. Por isso não
podemos ignorar o processo internacional de estandardização. Além disso
devemos insistir que ISO 639-3 será baseado em fontes ideológicamente
neutras, para poder contribuir.

Com um abraço,

Hein

Hein van der Voort
Lingüística
Universidade Radboud de Nimega
CP 9103, Nijmegen
6500 HD, Paises Baixos

IV Encontro da Associação Brasileira de Estudos Crioulos e Similares
Goiânia, 18 a 20 de outubro de 2006
Participe! Para maiores informações, visite
http://www.letras.ufg.br/abecs.html