Colóquio: Povos pré-coloniais do norte goiano (Goiânia, 29/09/2006)

Setor de Etnoling üística/MA linguasindigenas at YAHOO.COM
Tue Sep 26 01:17:04 UTC 2006


Museu Antropológico 
  Colóquios Lingüísticos
   
  Configuração do povoamento pré-colonial do norte goiano:
  O caso dos grupos ceramistas
   
  Rute de Lima Pontim  Museu Antropológico,  Universidade Federal de Goiás        Resumo: Este trabalho apresenta uma análise das manifestações de interação cultural em três sítios arqueológicos de natureza lito-cerâmica, implantados a céu aberto, nos municípios goianos de Minaçu, Niquelândia e Uruaçu, região norte do estado de Goiás, na área da Usina Hidrelétrica Serra da Mesa. O reservatório artificial, com 1.784 Km² de extensão, localiza-se na Bacia do Alto Rio Tocantins, no Planalto Central Brasileiro, com barragem nos municípios goianos de Minaçu e Colinas do Sul. Caracterizada por sucessivas ocupações de grupos agricultores ceramistas pré-coloniais, os quais se deslocaram e estabeleceram contato com outros grupos, a Bacia do Alto Rio Tocantins apresenta um período cronológico que se estende de 280 anos BP a 2.000 anos BP. Nesse contexto temporal, considera-se que a variabilidade da cultura material, resultado de relações sociais estabelecidas entre os grupos humanos,
 permite a identificação das manifestações de interação cultural. Esta pesquisa integra os objetivos planejados, a médio e longo prazo, pelo Projeto de Salvamento Arqueológico Pré-Histórico da UHE Serra da Mesa (PA-SALV-SM), parte integrante da modalidade da pesquisa arqueológica por contrato, concluído em 1998, mediante parceria firmada entre Furnas Centrais Elétricas S.A., Universidade Federal de Goiás (UFG), com interveniência do Museu Antropológico (MA), e Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE). 
   
  Sobre a autora: Rute Pontim é graduada em Ciências Sociais, Mestre em Arqueologia pela USP e pesquisadora do Laboratório de Arqueologia do Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás.
   
   
  29 de setembro de 2006
  Sexta-feira, das 15h às 16:30
  Mini-auditório do Museu Antropológico
  – Entrada Franca – 


--------------------------------------------- 
Setor de Etnolingüística, Museu Antropológico
Universidade Federal de Goiás 
Avenida Universitária, 1166, Setor Universitário 
74605-010 Goiânia, Goiás, BRASIL 





 		
---------------------------------
Stay in the know. Pulse on the new Yahoo.com.  Check it out. 
-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://listserv.linguistlist.org/pipermail/etnolinguistica/attachments/20060925/c8d21e14/attachment.htm>


More information about the Etnolinguistica mailing list