Revista FIKR de Estudos Árabes e Sul-Americanos

Nylda Rodriguez nyldarodriguez at UOL.COM.BR
Tue Apr 3 18:41:35 UTC 2007



  A revista FIKR de Estudos Árabes e Sul-Americanos tem a honra de convidá-lo(a) a participar de sua equipe de colaboradores desta que é a primeira publicação com o objetivo de incentivar o intercâmbio e a cooperação na produção acadêmica relativa a temáticas árabes e sul-americanas, por meio do envio de artigos acadêmicos, ensaios, resenhas, contos ou poemas, além de ensaios fotográficos e de arte.

  

Os colaboradores têm a oportunidade de difundir suas reflexões em uma revista internacional com ampla distribuição e receberão obras como incentivo à produção intelectual. 

 

A revista FIKR, que conta com artigos em árabe, português, espanhol, francês e inglês, é distribuída em 12 países sul-americanos e 22 árabes. Os exemplares serão encaminhados a  universidades, bibliotecas e centros culturais Árabes e Sul-Americanos, instituições governamentais e não governamentais. 

 

Por meio da FIKR, Revista de Estudos Árabes e Sul-Americanos, a BibliASPA  criou um espaço para difusão de artigos que abordem questões relacionadas às ciências humanas em geral, da literatura à história, da lingüística à antropologia, da sociologia à geografia, da filosofia à música e à cultura em geral.



A BibliASPA - Biblioteca/Centro de Pesquisa América do Sul - Países Árabes - é uma iniciativa lançada em 2003 com o propósito de promover o conhecimento recíproco por meio da publicação, tradução, edição, catalogação e distribuição de obras que tratam do mundo árabe e da América do Sul. A BibliASPA congrega pesquisadores em mais de 30 países, de áreas  diversas, que promovem o respeito à diversidade e ao multiculturalismo. Dessa forma, propõe-se a contrapor os estereótipos e as representações politicamente construídas sobre essas regiões. Ademais, organiza cursos, palestras, mostras de cinema/arte e edita a FIKR, Revista  de Estudos Árabes e Sul-Americanos. (www.bibliaspa.com.br).



Pedimos que os textos sejam enviados até o final de maio/2007. Após essa data continuaremos receptivos ao recebimento de contribuições  para edições posteriores. 





Cordialmente,



Prof. Dr. Paulo Daniel Farah



Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Paulo (USP)

Editor da Fikr

E-mail: pauloili at uol.com.br 

 

 

 

Instruções aos colaboradores

 

1. A Revista FIKR aceita as seguintes contribuições, que podem ser enviadas em português, espanhol, árabe, inglês ou francês:

1.1 Artigos

Até aproximadamente 50 laudas (o equivalente a 15 mil palavras ou 100 mil caracteres), incluindo referências bibliográficas e notas.

1.2. Ensaios bibliográficos
Resenhas de um ou de vários livros.
Até aproximadamente 20 laudas (o equivalente a 6 mil palavras ou 40 mil caracteres).

, incluindo referências bibliográficas e notas.

1.3. Resenhas bibliográficas
Pequenas resenhas de livros.

1.4 Contos

Até aproximadamente 30 laudas (o equivalente a 9 mil palavras ou 60 mil caracteres).

1.5 Poemas                                                                                                                      

Até aproximadamente 30 laudas.

1.6 Outras contribuições
Pequenos textos de natureza acadêmica, informativa, ensaios fotográficos, ilustrações etc.

2. A pertinência para publicação será avaliada pela Comissão Editorial, no que diz respeito à adequação ao perfil e linha editorial da Revista, e por parecerista ad hoc, no que diz respeito ao conteúdo e qualidade das contribuições.

3. Enviar o texto com espaço duplo e margens laterais de três centímetros, fonte Times New Roman, corpo 12, por e-mail ou CD (preferencialmente, em processador de texto compatível com a plataforma Windows).

4. Os artigos devem estar acompanhados por resumo contendo entre 100 e 150 palavras.

5. Enviar dados profissionais (instituição, titulação, principais publicações), bem como endereço para correspondência (inclusive e-mail).

6. Colocar as notas ao longo do trabalho. Incluir as referências bibliográficas no corpo do texto com o seguinte formato: sobrenome do autor/espaço/ano de publicação/dois pontos/espaço/página, conforme exemplo: Sahlins, 1995: 43-47.

7. Para as referências bibliográficas, dispostas em ordem alfabética no final do trabalho, respeitar o formato que aparece nos seguintes exemplos:
a) livro

DUMONT, Louis. 1966. Homo hierarchicus: le système des castes et ses implications. Paris: Gallimard.

b) coletânea

BOHANNAN, Paul (org.). 1967. Law and Warfare: studies in the anthropology of conflict. New York: The Natural History Press.

c) artigo de coletânea

GLUCKMAN, Max. 1940. "The Kingdom of the Zulu of South Africa". In M. Fortes & E.P. Evans-Pritchard (orgs.) African Political Systems. London: Oxford University Press.

d) artigo em periódico

GEERTZ, Clifford. 1984. "Anti-anti Relativism". American Anthropologist 86(2): 263-77.

e) tese acadêmica

TURNER, Terence. 1966. Social Structure and Political Organization among the Northern Kayapó. Ph.D. Dissertation. Cambridge, MA: Harvard University.

8. Gráficos, quadros e mapas devem ser numerados e titulados corretamente, com a devida referência (se reproduzidos de outra fonte) e com indicação do local de sua inserção no texto. 

9. Com a publicação do artigo ou ensaio bibliográfico, o autor receberá dois exemplares e cinco separatas da Revista. No caso de resenhas, o autor receberá dois exemplares da Revista.

10. Os ensaios bibliográficos e resenhas devem apresentar referência completa das obras analisadas, indicando o número de páginas de cada uma.

11. A aceitação do trabalho implica a cessão de direitos autorais para publicação.

12. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.

 

 

 

 

 
-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://listserv.linguistlist.org/pipermail/etnolinguistica/attachments/20070403/2b2290e1/attachment.htm>
-------------- next part --------------
A non-text attachment was scrubbed...
Name: clip_image002.jpg
Type: image/jpeg
Size: 7925 bytes
Desc: not available
URL: <http://listserv.linguistlist.org/pipermail/etnolinguistica/attachments/20070403/2b2290e1/attachment.jpg>
-------------- next part --------------
A non-text attachment was scrubbed...
Name: clip_image004.jpg
Type: image/jpeg
Size: 6960 bytes
Desc: not available
URL: <http://listserv.linguistlist.org/pipermail/etnolinguistica/attachments/20070403/2b2290e1/attachment-0001.jpg>


More information about the Etnolinguistica mailing list