Maxakali xu-, ã-

Eduardo Rivail Ribeiro kariri at GMAIL.COM
Mon Apr 16 16:15:53 UTC 2007

Caros colegas,

Olá. Alguém poderia me informar se há estudos que tratam de alternâncias morfológicas envolvendo prefixos (?) como xu- e ã- em Maxakalí?  Os exemplos abaixo, ilustrando tais alternâncias, são do dicionário Maxakalí-Português (2005) disponível no site do SIL:

MXK ãpit 'tocar em/pôr a mão em'
MXK xupit 'tocar em'

MXK xupak/xupax 'ouvir'
MXK ãpak/apax 'ouvir sobre'

Estes prefixos, para mim, têm grande interesse comparativo, por duas razões principais:

(1) prefixos com funções (aparentemente) semelhantes (alteração de voz/valência, etc.) ocorrem na família Jê (e podem ser reconstruídos para o Proto-Jê), sendo possível que pelo menos um dos prefixos Maxakalí, xu-, tenha cognato na família Jê;

(2) a identificação destes prefixos leva a uma segmentação morfológica mais acurada e, conseqüentemente, a correspondências mais claras entre uma e outra família:

Proto-Jê *ma, MXK -pak 'ouvir'
Proto-Jê *pe, MXK -pi 'tocar'
etc.

Enfim, ficaria muito grato se algum colega que tenha familiaridade com o Maxakalí pudesse me fornecer informações sobre a distribuição, o significado, etc. destes morfemas, ou me indicasse possíveis fontes de consulta sobre este assunto.

Desde já, muito obrigado.

Atenciosamente,