assovio de fala

Helena Cavalcanti-Schiel helenaschiel at YAHOO.COM.BR
Tue Aug 14 20:55:12 UTC 2007

Não conheço a qualidade do trabalho, mas o Desidério Aytai (um musicólogo húngaro que ficou radicado no Brasil enquanto viveu) tem um artigo sobre assovios de fala entre os Karajá e Bororo. A versão que eu vi era em alemão, mas acho que há em francês também. O título é "Die Pfiff-Sprache der Bororo und Karaja ". Veja no link:

  http://cat.inist.fr/?aModele=afficheN&cpsidt=11800488

  Helena

eduardo_rivail <kariri at gmail.com> escreveu:
          Olá, Julien,

Aryon Rodrigues (1999:180, capítulo 'Macro-Jê' in Dixon & Aikhenvald,
The Amazonian Languages, CUP) menciona brevemente um exemplo na
família Jê: "Although none of the best-analysed Jê languages have
been reported to be tonal, it is said that Krahô (Timbíra) speakers
may communicate at distance by means of 'sentence whistling' (Sueli
M. de Souza, p.c.)."

Seria interessante saber se pesquisas adicionais têm confirmado isto,
não só em Krahô, mas em outros membros do complexo dialetal Timbira
para os quais há fontes mais recentes (Parkatêjê, Pykobjê, Apaniekrá).

--- Em etnolinguistica at yahoogrupos.com.br, "juliao.meyer"
<juliao.meyer at ...> escreveu

> Eu sou um pesquisador francês que estuda o uso de meios não falados
> (assovio de fala, comunicação através de tambores, etc) para
> comunicar-se em uma língua natural. Ouvi de alguns exemplos destas
> formas de comunicação na Amazônia, por exemplo a fala assoviada dos
> Surui de Rondônia ou a linguagem de tambores dos Boras. Gostaria de
> ter quaisquer informações sobre a existência no Brasil desses
> fenômenos que os membros desta lista já descobriram ou conhecem.
> Agradeço pela cooperação.
> Abraços, Julien Meyer [Universitat Politecnica de Catalunya]

       Flickr agora em português. Você clica, todo mundo vê. Saiba mais.